Pesquisadores da UFR são destaque em programa de pré-aceleração de startups

A equipe do projeto AI-BEANS, startup constituída por pesquisadores da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), foi contemplada em terceiro lugar entre os destaques da quarta ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 07/12/2021 14:12 | Última atualização: 07/12/2021 14:12

A equipe do projeto AI-BEANS, startup constituída por pesquisadores da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), foi contemplada em terceiro lugar entre os destaques da quarta edição do Start&UP, programa de pré-aceleração de startups promovido em realização conjunta do SEBRAE/MT, SENAI/DR-MT, AGRIHUB e SENAC/MT.

O evento teve como objetivo promover a transformação de ideias e projetos em modelos de negócios inovadores e sustentáveis, por meio do emprego de metodologias de capacitação imersiva, na qual os empreendedores pudessem vivenciar as diversas fases de desenvolvimento de uma startup com a ajuda de instrutores, mentores e profissionais especializados, capacitando-os para que fossem capazes de colocar suas ideias de negócios inovadores no mercado de forma rápida e consistente.

O 4º Start&UP ocorreu ao longo de 4 meses, entre os dias 10 de julho à 18 de novembro, período em que os participantes realizaram mentorias, workshops de Lean Startup, Validation, BMC, prototipação, finanças, além de encontros e meetups, realizando ao final o evento Demo Day, durante o qual foram premiados os três maiores destaques da competição.

O Demo Day foi um dia reservado à demonstração das 9 startups de diferentes ecossistemas inovadores classificadas como finalistas do programa de aceleração. Durante o evento elas puderam apresentar o funcionamento de seus negócios e receber avaliação de investidores reconhecidos pelo ecossistema de inovação.

O projeto AI-BEANS, da Universidade Federal de Rondonópolis, constitui-se em uma startup que pesquisa e propõe soluções para classificação precisa de soja com base em inteligência artificial e ficou classificado em 3º lugar. O produto desenvolvido pela AI-Beans é um equipamento que realiza a classificação dos grãos de acordo com a instrução normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Este equipamento foi o primeiro depósito de patente da UFR e, está em processo de consolidação de uma startup. A equipe de pesquisadores que integra a AI-Beans é formada por estudantes do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da UFR.