Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
    EnglishPortugueseSpanish
Início do conteúdo da página
Institucional

Parceria UFR e Energisa inicia a substituição das lâmpadas do campus

Publicado: 09/12/2020 18:37 | Última atualização: 09/12/2020 18:38
blue bird

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), em parceria com a Energisa Soluções, iniciou nesta terça-feira (8) a substituição das lâmpadas convencionais dos ambientes externos por luminárias de LED.

A substituição dos equipamentos de iluminação pública é uma das ações do Programa de Eficiência Energética (PEE) – ANEEL para a UFR que foram aprovadas por meio de Chamada Pública em 2019. O projeto prevê a substituição de 603 pontos de iluminação por luminárias de LED e a instalação de um Sistema Fotovoltaico (SFV) de 61,2 kWp. Tais ações têm como meta a redução de 21,19%  do consumo anual do câmpus, sendo 17,11% em razão das novas lâmpadas e 4,08% pelo Sistema Fotovoltaico.

De acordo com Leonardo Alves da Costa, engenheiro civil da UFR,  a redução do consumo com a iluminação pública refletirá numa economia de aproximadamente R$ 26.420,14 nas faturas de energia mensais. Ao passo que a geração de energia pelo SFV proposto economizará cerca de R$ 6.317,14 mensais dos recursos institucionais. O engenheiro ainda ressaltou que m nenhuma das ações houve ou haverá investimento de recursos da UFR, sendo tudo custeado por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE).

A Reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, declarou que a ação promovida pela parceria entre UFR e Energisa visa uma maior economicidade e eficiência energética para o campus, mas também um aprimoramento na luminosidade dos espaços comuns da universidade, o que implica em mais segurança para estudantes e servidores que transitam pelo campus durante a noite. Além disso, a medida também reflete um compromisso da instituição em promover uma maior sustentabilidade ambiental.

 

 

Fim do conteúdo da página