Parceria UFR com Prefeitura produz Mapa da Covid

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e a Prefeitura Municipal de Rondonópolis estão trabalhando em parceria para oferecer uma nova ferramenta no combate a pandemia do ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 30/07/2020 20:07 | Última atualização: 31/07/2020 15:07

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e a Prefeitura Municipal de Rondonópolis estão trabalhando em parceria para oferecer uma nova ferramenta no combate a pandemia do novo Coronavírus. A iniciativa produziu um mapeamento feito a partir das informações registradas pela Secretaria de Saúde do município e apresenta de forma planificada as regiões com maior incidência da Covid-19 em Rondonópolis.

Por meio do gráfico elaborado pelo curso de “Sistemas de Informação” da UFR é possível acompanhar os bairros nos quais mais doentes se recuperaram e os locais com mais mortes por Covid-19. Com base nesses dados, a Prefeitura do município é capaz de pensar ações estratégicas de enfrentamento e contenção do avanço da doença ainda mais eficazes para a cidade.

Nesta ferramenta, as informações são coletadas a partir do banco de dados desenvolvido pela equipe de tecnologia da informação da Prefeitura, constantemente alimentado pela Secretaria Municipal de Saúde. Esta coleta é feita de maneira automática via consulta ao banco de dados a cada atualização de tela do navegador de internet. Os dados, então, são cruzados com as coordenadas geográficas produzindo uma  representação gráfica dos pontos distribuídos pelo mapa. Estes pontos não dizem respeito ao endereço da pessoa acometida pelo Covid-19, mas a um ponto central do bairro. Portanto, todas as ocorrências do mesmo bairro estão localizadas na mesma coordenada.

É possível acessar a ferramenta por meio do sítio eletrônico da prefeitura de Rondonópolis.