Parceria com UFR promoveu Dia de Campo online de Sistemas Sustentáveis de Produção

No último sábado (12) ocorreu o evento Dia de Campo online de Sistemas Sustentáveis de Produção, promovido em projeto conjunto desenvolvido pela Aliança SIPA por meio do ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 17/06/2021 17:06 | Última atualização: 17/06/2021 17:06

No último sábado (12) ocorreu o evento Dia de Campo online de Sistemas Sustentáveis de Produção, promovido em projeto conjunto desenvolvido pela Aliança SIPA por meio do Grupo de Pesquisa e Inovação em Sistema Puros e Integrados de Produção Agropecuária (GPISI) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), em parceria com o REM Mato Grosso (Programa Global REDD Early Movers), gerido pelo FUNBIO, e Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt).

O evento contou com a participação da Reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, representando o apoio institucional da universidade, o professor Paulo Carvalho, diretor da Aliança SIPA, e Joel Strobel, representante e proprietário da Fazenda Guarita, onde se localizam alguns dos experimentos desenvolvidos pelo grupo.

A manhã foi divida em quatro módulos que abordaram questões pertinentes ao solo, plantas e animais, como também enfatizaram seus potenciais econômicos. A professora Analy Polizel destacou que o setor do agronegócio tem se mantido, mesmo durante o período pandêmico, como o maior indicador de desenvolvimento econômico brasileiro. Estes resultados são possíveis graças aos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos por instituições públicas e privadas que propiciam aumento de produtividade, sustentabilidade ambiental e melhores resultados econômicos para os produtores rurais.

O evento foi marcado pela apresentação dos resultados das pesquisas conduzidas pelo grupo GPISI nas unidades UFR, IMAmt e Fazenda Guarita, os quais podem servir de modelo para as propriedades rurais, mesmo em solos “frágeis”, como os arenosos. Durante a transmissão, o professor Edicarlos Damacena de Souza, salientou as possibilidades do agronegócio em produzir mais comida, na mesma área, e com a mesma unidade de nutrientes; enquanto o senhor Joel Strobel, proprietário da Fazenda Guarita, explicou o funcionamento da parceria e os prognósticos de futura expansão do modelo de produção sustentável utilizado nas áreas destinadas à pesquisa, para as suas lavouras comerciais.

De acordo com os dados fornecidos pelo GPISI/UFR, a transmissão contou com a participação de aproximadamente 500 inscritos, sendo 51% estudantes, 20% produtores e os outros restantes divididos entre técnicos rurais. O GPISI destacou que ambos forneceram feedback positivo, aumentando as expectativas para futuras edições do evento.

O Dia de Campo online de Sistemas Sustentáveis de Produção executado e transmitido ao vivo pelo canal do Youtube Vida Rural MT no qual é possível assistir gratuitamente as discussões empreendidas ao longo do evento. Confira abaixo alguns registros do evento realizados por José Luiz de Souza Junior (GPISI/UFR).