Novo sistema fotovoltaico promove economia energética e sustentabilidade na UFR

Nesta segunda-feira (5), a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) recebeu os ajustes finais na instalação do novo sistema fotovoltaico instalado pela Energisa Soluções. ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 08/07/2021 15:07 | Última atualização: 09/07/2021 15:07

Com capacidade de 61,3 kW, o sistema fotovoltaico já está em pleno funcionamento. Sua instalação é resultado da Chamada Pública de 2019 realizada pela Energisa Mato Grosso, dentro do âmbito do Programa de Eficiência Energética da ANEEL, no qual a Universidade Federal de Rondonópolis (na época campus UFMT) foi contemplada. O sistema conta ao todo com 186 placas solares e produção anual estimada de 90,68 MWh.

A Secretaria de Infraestrutura da UFR (SINFRA) traçou uma estimativa da economia que o sistema trará em benefício para as contas da universidade. Em apenas um mês, a projeção é que sejam economizados até R$ 7.889,00 no total de consumo energético do campus. Já em uma ano de funcionamento, o sistema poderá gerar uma economia de até R$ 94.678,00. A SINFRA ainda lembra que além do sistema solar, a UFR também foi contemplada com a substituição da iluminação das vias e passeios públicos, “ao todo foram substituídos 523 pontos por iluminação com tecnologia LED”.

Na ocasião da Chamada Pública, a Reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, explicou que a ação promovida pela parceria entre UFR e Energisa visa uma maior economicidade e eficiência energética para o campus, mas também um aprimoramento na luminosidade dos espaços comuns da universidade, o que implica em mais segurança para estudantes e servidores que transitam pelo campus durante a noite. Além disso, a medida também reflete um compromisso da instituição em promover uma maior sustentabilidade ambiental.