Evento

Eventos debatem as competências socioemocionais para a prática profissional em saúde

Por Thiago Cardassi Publicado em: 05/10/2022 09:10 | Última atualização: 05/10/2022 10:10

As competências socioemocionais para a prática multiprofissional em saúde são temas da VIII Mostra Científica de Enfermagem e do IV Seminário da Pós-Graduação em Saúde, que acontecem entre os dias 19 e 21 de outubro, no Auditório do bloco A, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

Os eventos são promovidos pelo curso de graduação em Enfermagem em conjunto com o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (PREMSAF) e o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso (PREMSAI), da Faculdade de Ciências da Saúde da UFR.

O objetivo do encontro é fomentar o debate e a reflexão a respeito de temas atuais e relevantes para prática multiprofissional em saúde, além de divulgar os resultados de pesquisas e projetos de extensão acadêmica de graduandos, pós-graduandos, docentes e profissionais da área.

Nesta edição, o tema desenvolvido será as competências socioemocionais do profissional em saúde, que envolvem o conjunto das capacidades expressas em padrões de pensamentos, sentimentos e comportamentos que o estudante e trabalhador da área adotam ao apresentar uma resposta emocional durante a prática profissional.

A palestra de abertura, na noite de quarta-feira (19), explora estes modos de pensar, sentir e agir na prática em saúde. No dia seguinte (20), os temas desenvolvidos serão o pensamento crítico e criativo como competência do profissional de saúde (manhã) e as formas de comunicação assertiva na prática multiprofissional em saúde (tarde). Na sexta (21) acontece uma palestra sobre gestão das emoções no ambiente do trabalho em saúde (manhã), seguida da roda de conversa a respeito da resiliência como uma habilidade ocupacional em saúde (tarde).

Os eventos são presenciais, certificados, e compostos por palestras, rodas de conversa e apresentação de trabalhos, de forma a proporcionar momentos de aprendizado e trocas de experiências pessoais e profissionais dos participantes. O público-alvo são os graduandos, pós-graduandos, docentes e profissionais de saúde, mas a participação é aberta a toda comunidade acadêmica e sociedade rondonopolitana.

As inscrições estão abertas neste endereço eletrônico até o dia 18 de outubro e possuem valores diferentes para cada categoria. Para participar de todo a programação, incluindo submissão de trabalho, os estudantes de graduação pagam uma taxa de R$ 30,00, já os profissionais da área, R$ 60,00.

Mais informações estão disponíveis no sítio eletrônico do evento ou por meio da conta do instagram @mostraenfufr