Pós-graduação

Mestrado em Geografia divulga edital de vagas remanescentes para ingresso em 2022

O Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) divulga o edital de Processo Seletivo 2022 para vagas remanescentes. As ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 13/12/2021 14:12 | Última atualização: 13/12/2021 14:12

O Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) divulga o edital de Processo Seletivo 2022 para vagas remanescentes. As inscrições ocorrem no período de 24 a 27 de janeiro de 2022 e devem ser feitas exclusivamente por meio de processo eletrônico do tipo Pós-graduação stricto sensu – inscrição para seleção como aluno regular, protocolado via Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

O Programa de mestrado em Geografia possui a Área de Concentração de suas pesquisas em Ambiente e Sociedade, pela qual concebe-se que meio natural (físico e biológico) com o tempo vai sendo transformado, por meio do trabalho e das dinâmicas das relações sociais, no “espaço geográfico”. Desse modo, o espaço geográfico apresenta-se como o integrador de diferentes realidades econômicas, ambientais, culturais, políticas, sociais, que, em conjunto caracterizam a organização espacial das sociedades em cada momento histórico.

As pesquisas produzidas nessa Área de Concentração se distribuem em duas linhas que são: “Geotecnologias Aplicadas à Gestão e Análise Ambiental” e “Planejamento e Gestão Territorial”. Sendo que para este seletivo serão disponibilizadas sete (07) vagas para primeira e quatro (04) para a segunda conforme consta no edital.

O Curso de Mestrado em Geografia possui uma programação didática que compreende, além de aulas, seminários, trabalhos de campo e de laboratório, o desenvolvimento de pesquisa voltada a elaboração de uma dissertação sobre os processos espaciais de fenômenos que constituem o espaço geográfico, que ao final forma profissionais capacitados para atuar tanto no setor da educação (ensino básico ou superior) como no de planejamento e gestão territorial e ambiental enquanto técnicos em órgãos públicos oficiais ou em empresas particulares que atuam nesse setor.

Para mais informações, acesse o website do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) e acesse o edital 2022/1 – Alunos Regulares (Vagas Remanescentes)