Pós-graduação

Mestrado em Engenharia Agrícola (PPGEAgri) abre edital de Seleção 2022/2

Por Thiago Cardassi Publicado em: 09/05/2022 17:05 |

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola (PPGEAgri) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) divulga edital de processo seletivo para o preenchimento de até 12 vagas, nível Mestrado Acadêmico, nas linhas de pesquisa Engenharia de Sistemas Agrícolas e Agroecossistemas. Serão oferecidas vagas nas seguintes áreas: Manejo do Solo e Nutrição Mineral de Plantas; Gestão Ambiental Agrícola; Instrumentação e Modelagem Aplicada à Engenharia Agrícola; Fertilidade do Solo; Irrigação e Drenagem; Máquinas e Mecanização Agrícolas; Microbiologia Agrícola e Produção Vegetal.

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico, no qual deverá ser anexada a documentação comprobatória em arquivo PDF, conforme exigido no Edital de abertura de inscrição para o processo de seleção de candidatos. O prazo para inscrições ocorre entre 00h00min do dia 23 de maio de 2022 e 23h59min do dia 27 de junho de 2022. Não será possível entregar qualquer documento após o encerramento deste período.

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola, para o ingresso em 2022/2, não cobrará taxa de inscrição, sendo assim todos os candidatos serão isentos do pagamento da taxa.

O processo de seleção será realizado por meio de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, e avaliado por uma Comissão Examinadora instituída pela Coordenação do PPGEAgri, a qual será composta por professores do programa. A seleção será feita em três etapas: análise da documentação; apresentação do Projeto de Pesquisa e Arguição (eliminatória); análise do Currículo Lattes (classificatória). Para mais informações acesse o Edital do processo seletivo.

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), contempla o primeiro curso de Mestrado em Engenharia Agrícola recomendado pela CAPES implantado em Mato Grosso. Seu objetivo principal consiste em formar recursos humanos com qualificação acadêmica, senso crítico e formação humanística voltada para docência, pesquisas agrícolas e inovações tecnológicas, fundamental para o desenvolvimento da região Centro-Oeste.

Neste contexto, o agronegócio desempenha um papel fundamental na economia e sua ampliação está relacionada com os avanços científicos que contribuem para a diminuição das desigualdades regionais, aumento da sustentabilidade e desenvolvimento. O curso de Mestrado do PGEAgri constitui-se, desta maneira, em uma oportunidade para atualização, criação e motivação no sentido de superar desafios, visando a geração de alternativas técnicas para os sistemas produtivos e para o avanço do conhecimento científico.