Institucional

UFR celebra Dia do(a) profissional de letras

Por Thiago Cardassi Publicado em: 22/05/2023 17:05 | Última atualização: 22/05/2023 17:05

Neste domingo (21), o Brasil celebra o Dia do(a) profissional de letras, dedicado ao reconhecimento e valorização do trabalho dos profissionais que se dedicam ao estudo e à aplicação da linguagem. A data é uma oportunidade de destacar a importância dos profissionais de Letras em diversos campos dos saberes e técnicas aplicadas.

Os(as) profissionais de Letras são aqueles(as) que se dedicam ao estudo, à análise e ao domínio da linguagem, explorando sua estrutura, significados e usos. Eles têm um profundo conhecimento das normas gramaticais, da sintaxe, da semântica e de outros aspectos linguísticos, o que lhes permite comunicar-se de forma clara, precisa e eficaz. Além disso, desempenham um papel importante na tradução e na interpretação de diferentes idiomas, permitindo a comunicação entre pessoas de diferentes culturas e contextos linguísticos.

De maneira plural, as habilidades do(a) graduado(a) em letras em utilizar a linguagem escrita de forma eficiente contribui para a disseminação de conhecimento, para a construção de opiniões e a formação de uma sociedade mais informada. Por esta razão, é possível encontrar este(a) profissional também em jornais e redação, atuando como editores, pauteiros e revisores. No campo da arte, eles(as) desenvolvem competências para atuar como escritores(as), poetas e críticos(as) literários(as), que utilizam as palavras como forma de expressão artística, emocional e criativa. Seja na criação de obras literárias ou na análise e interpretação de textos, eles(as) são responsáveis por promover a cultura e reflexões a respeito da condição humana.

Já enquanto professores(as), o(a) licenciado(a) em letras compartilha seu conhecimento no ensino de habilidades como a leitura, escrita, interpretação de textos e literatura, preparando os estudantes para se tornarem cidadãos críticos e capazes de se comunicar de forma efetiva.

Na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), existem dois cursos de graduação na área: 1) Letras – língua portuguesa e 2) Letras: língua e literaturas de língua inglesa. Para além de suas especificidades, ambos os cursos tem como objetivo a formação de educadores linguísticos críticos, envolvidos com a produção e socialização do saber linguístico-discursivo e literário, e com a atuação profissional permeada pelo compromisso ético-político diante das exigências decorrentes das transformações sociais, culturais e políticas do Brasil e do mundo atual e suas repercussões no contexto regional. Desta forma, os cursos foram pensados para propor a formação de um profissional que seja capaz de demonstrar habilidades para articular a expressão linguística e literária, com os sistemas de referência, em relação aos quais os recursos expressivos da linguagem se tornem significativos.

A coordenadora do curso de Letras: língua e literaturas de língua inglesa, professora Mariana Bolfarine, explica que o curso conta com profissionais especializados em diferentes áreas de estudo para garantir que o(a) profissional graduado(a) em letras seja capaz de lidar com as mais diferentes frentes de atuação. Além disso, a professora considera que a beleza do curso está justamente em sua diversidade de abordagens, as quais possuem a cultura e o pensamento crítico como norteadores, uma vez que são deles de onde vem as características intrínsecas e singulares do idioma.

O estudante Ciro Marin Caetano Oliveira, é recém ingressante do curso de Letras: língua e literaturas de língua inglesa e já dá aulas do idioma para outros professores e técnicos administrativos da UFR. O aluno explica que escolheu o curso porque se encantava desde cedo com a habilidade de seus professores favoritos em ministrar boas aulas e transferir seus conhecimentos. “A oportunidade de aprender a ensinar veio no curso de Letras – Inglês, e aliou esse interesse com minha paixão pela língua inglesa. Gosto muito de me imaginar dando aulas para salas cheias, e torço pra que eu aprenda a ser tão bom quanto os meus professores do curso”, respondeu.

Já na graduação em Letras – Língua portuguesa, o professor Benjamin Rodrigues Ferreira Filho, esclarece que o curso “[…] prepara o estudante para atuar na educação básica, oferecendo uma matriz curricular que possibilita tanto a solidez das teorias linguísticas e dos estudos literários, quanto as práticas, que estabelecem mediações entre a teoria e a realidade do trabalho docente”. As perspectivas de atuação do(a) estudante são a atuação no magistério, como docente de língua portuguesa, redação e literatura; mas o(a) graduado(a) também encontra oportunidades de trabalho na produção e revisão de textos, o que pode abrir margem para outros campos profissionais além da docência. O professor ainda explica que a licenciatura em Letras caracteriza-se pela identidade com a cultura brasileira, por ser a língua portuguesa o idioma materno e a língua oficial do Brasil. Desta forma, as habilidades construídas ao longo do curso são marcadas por uma formação crítica e humana que tenha empatia com outras questões que cercam o mundo social e discursivo.

A aluna do curso de Letras – língua português, Sara Alves Thimoteo, conta que escolheu o curso incentivada por parentes. “Escolhi o curso de Letras influenciada pela minha tia. Ela dizia que é um curso que possibilita uma visão ampla da linguagem”. A estudante explica que, o fato do curso ser voltado para a licenciatura, não interfere na pluralidade de saberes que são apresentados aos estudantes. “Todos os saberes e disciplinas presentes no curso, principalmente a literatura, me ajudam a entender e compreender a estrutura da escrita narrativa, como contar uma história!”. Sara é artista, poetisa e produz narrações audiovisuais para diferentes situações, sejam elas comerciais ou artísticas. “Meu curso possibilita um campo vasto de atuação, a sala de aula é apenas um caminho. Gosto demais de meu curso”, afirmou.

No cenário atual, em que a comunicação digital tem se tornado cada vez mais presente, os(a) profissionais de Letras enfrentam desafios e oportunidades únicas. Eles se adaptam às novas tecnologias e plataformas digitais, encontrando formas inovadoras de compartilhar suas palavras e conectar-se com um público global. Desta forma, é fundamental reconhecer e valorizar o trabalho desses(as) profissionais que contribuem para a preservação da linguagem, o enriquecimento cultural e a promoção da comunicação eficaz. Seus saberes e habilidades são essenciais para o desenvolvimento da sociedade e para a valorização da palavra escrita como uma forma de expressão artística e veículo de conhecimento.