Pós-graduação

Inscrições para Mestrado em Biociências e Saúde até 15 de julho

Programa possui área de concentração em Interdisciplinaridade no Processo Saúde-doença e duas diferentes linhas de pesquisa
Por Thiago Cardassi Publicado em: 12/07/2022 15:07 | Última atualização: 12/07/2022 16:07

O Programa de Pós-graduação em Biociências e Saúde (PPG-BioS), da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), divulga edital de processo seletivo para o preenchimento de até 13 vagas no nível Mestrado Acadêmico, para o segundo semestre de 2022. A distribuição das vagas será conforme as linhas de pesquisa: Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Doenças Emergentes, Infecciosas e Negligenciadas.

O programa possui área de concentração em Interdisciplinaridade no Processo Saúde-doença e tem como objetivo principal produzir, aplicar e difundir conhecimentos científicos, tecnológicos e educacionais em uma perspectiva interdisciplinar, através da capacitação de docentes e pesquisadores com visão ampla, reflexiva e crítica sobre o processo saúde-doença. O curso tem duração máxima de 24 (vinte e quatro) meses, sendo oferecido para candidatos com curso de graduação na área de Ciências Biológicas, de Saúde, ou afins. Requer dedicação dos alunos para o cumprimento da programação didática, que compreende aulas teóricas e práticas, seminários, trabalhos de campo e de laboratório, desenvolvimento de pesquisas, elaboração de relatórios, exame de qualificação, elaboração e defesa de dissertação.

As inscrições serão realizadas até o dia 15 de julho de 2022 por meio de processo protocolado pelo Sistema Eletrônico de Informação (SEI) na página oficial da UFR, conforme determinado no Edital de abertura de inscrição. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com o Protocolo da UFR pelo e-mail: protocolo@ufr.edu.br ou whatsapp: (66) 3410 – 4001.

A taxa de inscrição, no valor de R$ 221,50 (duzentos e vinte e um reais e cinquenta centavos), deverá ser paga por meio de boleto bancário.

O processo de seleção será realizado presencialmente na Universidade Federal de Rondonópolis, e avaliado por uma Comissão Examinadora instituída pela Coordenação do Programa. A primeira etapa será constituída por prova escrita de conhecimentos na linha de pesquisa escolhida pelo candidato (eliminatória e classificatória). Os candidatos aprovados irão para a segunda etapa, na qual será realizada a apresentação oral de artigo científico (eliminatória e classificatória). A terceira e última fase é composta pela análise do Currículo Lattes dos selecionados na etapa anterior.

Todas as instruções referentes ao processo seletivo estão detalhadas no EDITAL Nº 03/2022/PPGBIOS/FCS/UFR – EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO MESTRADO EM BIOCIÊNCIAS E SAÚDE, disponível a seguir para consulta e download. O documento também encontra-se no sítio eletrônico do Programa de Pós-graduação em Biociências e Saúde (PPG-BioS) acompanhado de todos os anexos publicados.