Divulgação Científica

Iniciação ao ensino-aprendizagem é tema de livro sobre Estudos Literários

Obra apresenta tópicos introdutórios a respeito do ensino-aprendizagem de literatura.
Por Thiago Cardassi Publicado em: 03/05/2022 15:05 | Última atualização: 03/05/2022 15:05

A reflexão sobre o ensino-aprendizagem de literatura no curso de licenciatura em Letras para a formação de professores é o tema do livro Iniciação aos Estudos Literários: Saberes e prática, escrito pelo professor do Curso de Letras – Língua Portuguesa, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Danilo de Oliveira Nascimento.

Publicado pela editora mato-grossense Carlini&Caniato em 2021, a obra pontua tópicos temáticos introdutórios dos estudos literários, tais como definição de literatura e considerações gerais sobre ficção, narração, poesia lírica e interpretação literária. Desta forma, trata-se de um livro para iniciantes aos estudos literários, leitores, graduandos e professores de literatura.

Tal como o fio de um novelo que possui início na pergunta “o que é literatura?”, mas não um fim (“como ensinar e aprender literatura?”), as reflexões sobre literatura e ensino-aprendizagem contidas na obra ecoam os questionamentos de alunos inquietos, curiosos, incrédulos e confusos diante do tema, desenroladas ao longo do livro, de modo a marcar e demarcar a trajetória de ensino de literatura no magistério superior.

Embora seja direcionada aos estudantes de Letras, o professor Danilo considera que a obra poderá ser lida por qualquer leitor que se interesse por aspectos e temas literários, uma vez que o texto procura contornar termos e jargões das áreas da teoria literária, teoria narrativa e teoria da poesia. A palavra “iniciação”, contida no título “[…] não se refere apenas a livro de introdução a uma área de conhecimento, também se refere à nostalgia do primeiro encantamento das discussões e das descobertas dos estudos literários na universidade”, explicou o professor.

Danilo de Oliveira Nascimento ingressou na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 2002, compondo agora o quadro de professores associados da UFR. Possui doutorado e mestrado em História e Teoria Literária pela Universidade Estadual e Campinas (UNICAMP) e se dedica à pesquisas sobre narratologia, espacialidade e espacialização na ficção literária e Fenomenologia da Percepção.

Os interessados em saber mais informações ou adquirir um exemplar do livro podem entrar em contato com o professor pelo e-mail danilo.nascimento@ufr.edu.br