Nos dias 16 e 17 de outubro, o “Grupo de Estudos em Medicina Baseada em Evidências (GEMBEDiC)”, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) promove o “I Encontro de ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 02/10/2020 18:10 | Última atualização: 02/10/2020 18:10

Nos dias 16 e 17 de outubro, o “Grupo de Estudos em Medicina Baseada em Evidências (GEMBEDiC)”, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) promove o “I Encontro de Saúde Baseada em Evidências da Universidade Federal de Rondonópolis (I EnSBE – UFR)”. O tema do evento será “Lidando com incertezas na Pandemia”, assunto que se relaciona diretamente com a vivência do momento atual e com o grande desafio na tomada de decisão dos profissionais de saúde no contexto de uma nova doença de proporções pandêmicas.

De acordo com a organização do evento, a falta de conhecimento sobre a COVID-19, somada à necessidade em tomar decisões acertadas em um espaço limitado de tempo, tem exposto lacunas na formação dos profissionais de saúde. Tais lacunas, em contraste com a quantidade massiva de estudos sobre o tema que surgem a cada dia, com diferentes níveis de evidência e resultados conflitantes, tem provocado dissonâncias entre as condutas e intervenções médicas e de saúde. Considerando esses aspectos, torna-se necessário e urgente estimular o pensamento crítico e racional sobre as práticas na área da saúde. Para individualizar tratamentos com qualidade, é necessário partir de um contexto mais amplo para um paradigma individual. O contexto mais amplo é dado pelas evidências científicas e saber interpretá-las criticamente e aplicá-las na prática clínica é um passo fundamental na direção do sucesso terapêutico, em especial no contexto da pandemia. Desta forma, o objetivo do I EnSBE é contribuir com a formação continuada de discentes dos cursos da área da saúde da UFR e de outras instituições de ensino e com a atualização de profissionais, debatendo o papel do uso das evidências científicas na redução de incertezas e aumento de probabilidade de sucesso em diagnósticos, prognósticos e tratamentos.

O “I Encontro de Saúde Baseada em Evidências da UFR” é um evento online coordenado pelo professor André Bacchi, do curso de Medicina da UFR. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de 1 a 14 de outubro por meio do site do I EnSBE. O evento será certificado e contará com nomes proeminentes da Ciência e da Saúde do Brasil. As palestras serão transmitidas pelo canal do youtube do EnSBE

Maiores informações podem ser obtidas no perfil do instragram @gembedic ou pelo grupo no Telegram