História que levou à criação da UFR completa hoje 44 anos

Há 44 anos, em 31 de março de 1976, foi autorizado a criação do Centro Pedagógico de Rondonópolis - CPR ligado à Universidade Estadual de Mato Grosso, com sede em Corumbá. ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 31/03/2020 13:03 | Última atualização: 31/03/2020 13:03

Há 44 anos, em 31 de março de 1976, foi autorizado a criação do Centro Pedagógico de Rondonópolis – CPR ligado à Universidade Estadual de Mato Grosso, com sede em Corumbá. Os primeiros cursos ofertados foram Licenciatura Parcelada em Estudos Sociais e Ciências Exatas, com funcionamento na Escola Estadual Adolfo Augusto de Moraes – Vila Aurora. Com a divisão do Estado de Mato Grosso em 1979, o Centro Pedagógico de Rondonópolis foi incorporado à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que havia sido criada em 1970.

Hoje, por meio de muitas lutas e dedicação conjunta de estudantes, técnicos e professores, a UFR conta com mais de 4300 estudantes matriculados em 19 cursos regulares de graduação presencial e 13 cursos de pós-graduação. São mais de 300 professores concursados, aproximadamente 60 substitutos, e 90 técnicos administrativos em educação que, juntos, trabalham com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da UFMT no tripé ensino, pesquisa, e extensão em todas as áreas do conhecimento, guiando-se por padrões de qualidade que contribuam para a formação de profissionais e pesquisadores competentes e, sobretudo, éticos.