Divulgação Científica

Grupo de Pesquisa da UFR publica primeiro artigo de pós-graduação em Zootecnia (PPGZoo)

Por Thiago Cardassi Publicado em: 27/07/2022 17:07 | Última atualização: 27/07/2022 17:07

O Grupo de Melhoramento Animal de Mato Grosso (GMAT / DGP-CNPq) publicou neste mês de julho o primeiro artigo científico do Programa de Pós-graduação em Zootecnia (PPGZoo) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). O artigo intitulado “Thermal stress during late gestation impairs postnatal growth and provides background for genotype-environment interaction in Hereford-Braford and Angus-Brangus cattle” foi publicado no renomado periódico da área de Zootecnia Livestock Science.

O artigo foi produzido a partir da dissertação de mestrado da aluna egressa do PPGZoo Mariana Stucki Alves com a coordenação da professora Annaiza Braga Bignardi Santana (UFR) e do professor Mário Luiz Santana Jr (UFR). O estudo ainda contou com a colaboração do professor Rodrigo Junqueira Pereira (UFR), discentes PIBIC e de Mestrado (UFR), pesquisadores da empresa Gensys ligada ao setor de melhoramento genético de bovinos, Instituto de Zootecnia de Sertãozinho – SP. A pesquisa foi financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq – Universal nº 422618/2018-7).

O estudo avaliou o impacto negativo do estresse térmico ocorrido durante o período de gestação para o desempenho futuro dos bezerros. Foi verificado que o estresse térmico que vacas gestantes e seus fetos sofrem durante a gestação prejudica o crescimento dos bezerros durante período avaliado do nascimento aos 7 meses de idade. Ainda, foram identificados animais geneticamente sensíveis e também tolerantes ao estresse térmico nas populações de bovinos de corte avaliadas. Os autores ressaltaram que os efeitos do estresse térmico são importantes para bovinos de corte e devem ser apropriadamente considerados nos sistemas de produção e programas de avaliação genética dos animais. Em um mundo que experimenta cada vez mais mudanças climáticas e aumento da temperatura, estudos como esse são muito relevantes para uma pecuária sustentável.

Link de acesso permanente do artigo
Link para acesso ao artigo completo gratuitamente por 50 dias a contar da data da publicação