Google estende prazo de gravações gratuitas do Google Meet até o fim do ano

A Google decidiu prorrogar o período de utilização gratuita do recurso de gravação do Google Meet até o final deste ano. A empresa já havia comunicado que, a partir de 1º ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 05/10/2020 10:10 | Última atualização: 05/10/2020 10:10

A Google decidiu prorrogar o período de utilização gratuita do recurso de gravação do Google Meet até o final deste ano. A empresa já havia comunicado que, a partir de 1º de outubro de 2020, as funcionalidades avançadas da plataforma retornariam ao seu funcionamento padrão e as gravações não seriam mais possíveis por meio do pacote G Suite for Education. Entretanto, a empresa optou por continuar oferecendo as gravações premium até o final do ano, quando deverá lançar o recurso de gravações temporárias para o pacote G Suite for Education, utilizado pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

Até o final do ano, os recursos avançados poderão continuar sendo utilizados pelos estudantes e servidores da UFR cadastrados no e-mail institucional @ufr.edu.br. A partir do lançamento das gravações temporárias, recurso gratuito que estará à disposição futuramente, será possível gravar uma reunião e compartilhar a gravação no domínio por até 30 dias. Durante esse período, os participantes de uma reunião poderão usar o recurso para ver uma aula ou reunião que não puderam assistir ao vivo. Contudo, não será possível salvar ou compartilhar as gravações temporárias fora do domínio ufr.edu.br, já que apenas alunos e professores com e-mail institucional poderão ter acesso ao vídeo pelo prazo de 30 dias. Caso você ainda não tenha o seu e-mail institucional clique aqui para solicitar a criação.

Como alternativa, a Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC) sugere a utilização do Microsoft Teams que também oferece a opção de videochamada com as mesmas funcionalidades, além da possibilidade de gravação de vídeos. Para mais informações, acesse este endereço eletrônico e assista o tutorial de como utilizar o Microsoft Teams, e realizar o download de um vídeo gravado.