Evento sobre Arte e Educação reuniu importantes nomes da liderança indígena

Por Thiago Cardassi Publicado em: 06/05/2022 18:05 | Última atualização: 06/05/2022 18:05

Promovido pela Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (DACEL), da Secretaria de Assuntos Comunitários (SAC), o evento Educação e Arte na Cosmopercepção Indígena, reuniu nos dias 20, 22, 26 de abril, lideranças indígenas de distintas etnias do Brasil. Participaram do evento, lideranças dos grupos Boe, Kayapó, Krenak, Karajá, além da representação da estudante da UFR, Catiana Menezes, do curso de Psicologia, da etnia Tukano.

Além serem conhecedoras de suas respectivas culturas e histórias étnicas, estas lideranças atuam no campo da educação como ativistas ambientais, escritores, palestrantes, artistas, o que possibilitou um diálogo profícuo com o público presente a respeito da compreensão destas distintas cosmopercepções que atravessam a sociedade brasileira em razão de sua ancestralidade indígena.

Durante os três encontros, as explanações trouxeram à tona as dificuldades na aceitação da alteridade, que conformam preconceitos e discriminações dirigidos aos(às) indígenas e suas respectivas culturas. Por outro lado, também foram expostos aspectos das culturas indígenas relativas às relações harmoniosas com a natureza, as formas de organização social e política presentes nas distintas etnias envolvidas neste evento, a diversidade sexual e as expressões no campo das práticas artísticas ancestrais e contemporâneas.

O evento contou com a participação dos(as) discentes e docentes da UFR, além da comunidade externa de outras regiões do país. Ao todo, houveram mais de 360 inscrições e 1000 acessos nos vídeos transmitidos para o canal do youtube da universidade. Abaixo estão disponíveis na íntegra a gravação dos três dias do encontro.

A Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (DACEL) agradece a participação e o interesse demonstrado por tantas pessoas nas pautas levantadas pelo evento.

Existências LGBTQIA+: diversidade sexual nas comunidades indígenas

Práticas artísticas ancestrais e diálogos contemporâneos

Ademais, tivemos uma mesa presencial intitulada “Crítica à Educação a partir da perspectiva indígena“, que também se encontra disponível em: