Evento "Evolução, perspectivas e desafios do agronegócio e das finanças mato-grossenses"

Por Tiago Goto Publicado em: 24/06/2022 11:06 | Última atualização: 24/06/2022 11:06

A  Universidade Federal de Rondonópolis por meio da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais, (FACAP) promove o evento “Evolução, perspectivas e desafios do agronegócio e das finanças mato-grossenses” que irá abordar questões relacionadas ao agronegócio e contará com um palestrante externo. Neste evento, os (as) estudantes do curso de Ciências Econômicas apresentarão o informativo sobre a Análise do Índice de Vantagem Comparativa Revelada (IVCR) para os Principais Produtos Exportados do Mato Grosso e de Rondonópolis.

O informativo é resultado da atividade de Extensão sob a supervisão da Profª. Dra. Alícia Cechin, e tem o intuito de verificar a existência de vantagens comparativas reveladas para a exportação de Soja em Grão, Farelo de Soja, Óleo de Soja, Algodão, Milho e Carne Bovina Congelada no estado do Mato Grosso bem como no município de Rondonópolis, utilizou-se o IVCR, que revela a situação do produto na pauta exportadora do estado em relação ao Brasil e do município em relação ao estado. O IVCR fornece um indicador da estrutura relativa das exportações de uma região ou país. A teoria das vantagens comparativas, formulada por David Ricardo, em 1817, sugere que os países devem se especializar na produção daqueles bens em que possuem vantagens comparativas e importar os bens cuja produção implique um custo relativamente maior. Para mais informações, acesse o informativo na íntegra, ao final deste texto.

O informativo será apresentado de forma presencial, na sala 107 do bloco E, no dia 25/06 das 14h ás 16h. O evento será aberto ao público, porém com vagas limitadas, os interessados podem se inscrever por meio deste endereço eletrônico.

Clique aqui para acessar o informativo