Evento debate o papel da mídia independente na luta contra o racismo

Por Thiago Cardassi Publicado em: 11/12/2023 17:12 | Última atualização: 11/12/2023 17:12

Nesta terça-feira (12), às 19h, acontece no auditório central da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) uma conferência para debater A importância da mídia independente na luta contra o racismo e na valorização da cultura afro-brasileira. O evento é uma realização do Centro Acadêmico do curso de Licenciatura em História da UFR (CALHIS). O convidado da noite é o jornalista e mestre em comunicação, Solon Neto, cofundador do Alma Preta Jornalismo.

A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil. O grupo, criado em 2015, faz uma cobertura da realidade brasileira a partir do olhar de jornalistas negros e produz conteúdo em diferentes formatos sobre assuntos variados, como segurança, direitos humanos, cultura, comportamento, política, entre outros.

A vice-presidente do centro acadêmico de história, Bruna Bellafronte, explica que a proposta do evento é trabalhar ações inclusivas que tragam para discussão temas como a questão do racismo. O convite ao jornalista Solon Neto se deve à maneira como a agência trabalha, apresentando notícias sobre pessoas negras e a realidade brasileira de forma crua. “A ideia é trazer ele para explicar como interfere hoje na sociedade a forma com que a notícia é lida, trazer também essa integração para dentro da universidade, […] ajudar a começar a mudar a maneira de pensar mesmo da universidade, afirma a estudante.

A conferência A importância da mídia independente na luta contra o racismo e na valorização da cultura afro-brasileira é gratuita e aberta para todos os públicos. As pessoas interessadas podem se escrever por meio do sítio eletrônico do evento, ou pelo QR code disponível na imagem de divulgação. Será emitido certificado para os inscritos.