Estudantes participam de seminário sobre mudanças do novo ensino médio

Por Thiago Cardassi Publicado em: 24/03/2023 17:03 | Última atualização: 27/03/2023 08:03

Na última quarta-feira (22), a Coordenação de Estágio de Ensino Supervisionado do curso de Letras – Língua Portuguesa e o Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação das Atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa Residência Pedagógica (PRP) – CLAAAt, em parceria com a Diretoria Regional de Educação – Rondonópolis promoveram o Seminário de práticas de ensino: os desafios do novo ensino médio. A programação abordou as mudanças provocadas pela implantação do Novo Ensino Médio (Lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017) e a necessidade de constante atualização quanto ao uso das tecnologias para o ensino. Participaram do evento, estudantes dos programas de iniciação à docência e residência pedagógica.

O seminário ocorreu na Diretoria Regional de Educação, promovendo a discussão acerca dos desafios e das possibilidades que se apresentam neste momento em que o estado de Mato Grosso também concilia essa política com o Sistema Estruturado de Ensino. De acordo com a coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, professora Ana Cristina Lobo Sousa, a oportunidade é “a realização de um importante momento de formação para os estudantes de Estágio do curso Letras – Língua Portuguesa e os bolsistas do PIBID e do PRP. Os estudantes puderam conhecer a DRE e ainda vislumbrar o futuro como docentes…”, explicou.

O Pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Ronei Coelho de Lima, esteve presente e apontou que encontros desta natureza fortalecem as licenciaturas. O Seminário irá conferir certificação de 10 horas, das quais 6 horas são relativas ao evento, sendo distribuídas em dois turnos (matutino e vespertino). A segunda atividade será a realização de uma oficina intitulada Utilizando o chromebook como recurso didático, que será ministrada no turno noturno, na Escola Estadual Professora Elizabeth de Freitas Magalhães, nos dias 22, 23 ou 24, em data a ser escolhida no ato da inscrição.

O evento contou com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) e da Coordenação de Ensino de Graduação do Curso de Letras – Língua Portuguesa. Confira alguns registros: