Estudantes da UFR participaram dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs)

Por Thiago Cardassi Publicado em: 01/11/2023 10:11 | Última atualização: 01/11/2023 14:11

Estudantes da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) competiram nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), ocorridos em Joinville, entre 8 e 22 de outubro. Ana Midori Ninomiya e Guilherme Mendes Irineu foram classificados nos Jogos Universitários Matogrossenses (JUMs) e seguiram para as etapas nacionais do evento.

Ana é esportista faixa preta em judô e treina há mais de 15 anos, tornando-se professora desta modalidade. A atleta explica que o judô é como uma tradição da família, uma herança iniciada por seu avô, passada para o pai e, então, para ela. Já Guilherme pratica tênis de mesa desde 2016 e vem treinando para evoluir cada vez mais no esporte. O jogador considera a participação no JUMs um marco pessoal e diz que se sente honrado em representar a UFR no evento.

Os dois estudantes fazem parte do projeto Jogos Universitários, ação da Secretaria de Assuntos Comunitários (SAC) da Universidade Federal de Rondonópolis que tem incentivado os praticantes de esportes a participarem de competições. Neste ano, integrantes do projeto já estiveram na primeira edição do JUMs Pé na Areia, no Intercursos das Atléticas e agora nas etapas estadual e nacional do JUBs.

Os estudantes também comentaram as dificuldades que os atletas brasileiros enfrentam para conseguir apoio financeiro e participar das competições nacionais. Ana afirma que sua participação só foi possível em razão do apoio recebido pela UFR e acredita ser importante que outras instituições sigam o exemplo da universidade e apoiem atletas de outros esportes. Guilherme conta que percebe que a universidade tem investido no esporte desde a emancipação e que espera conseguir treinar mais com a chegada das novas mesas de tênis, previstas para chegar ainda este ano.

O Secretário de Assuntos Comunitários, professor Clayton Eduardo Lente da Silva, explica que os estudantes que já praticam ou possuem interesse nas modalidades handebol, futebol de salão, basquetebol, voleibol, xadrez, tênis de mesa, judô e esgrima, podem procurar a Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer ou a Gerência de Esporte e Lazer. O professor também conta que a SAC possui um time de treinadores e educadores físicos preparados para orientar as práticas esportivas e a equipe de cheerleaders.

Os interessados em participar do projeto podem entrar em contato por meio do telefone (66) 3410-4046 ou gel.sac@ufr.edu.br / dacel.sac@ufr.edu.br