Divulgação Científica

Estudantes da UFR apresentam trabalhos em simpósio de bovinocultura

Por Thiago Cardassi Publicado em: 21/09/2023 12:09 | Última atualização: 27/09/2023 16:09

Estudantes do curso de graduação e pós-graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) participaram do VI Simpósio Mato-Grossense de Bovinocultura de Corte (Simbov). O evento foi realizado na cidade de Cuiabá entre os dias 24 e 26 de agosto e contou com a participação de 29 alunos e apresentação de 21 trabalhos.

O Simpósio abordou temas que fazem parte da formação e atualização do profissional da zootecnia, como nutrição, reprodução, sustentabilidade, mercado da carne e gestão da produção e inovação tecnológica. Os estudantes tiveram a oportunidade de fazer contato com pesquisadores de diversos locais do país e conhecer de perto a rotina da fazenda experimental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Santo Antônio do Leverger, onde ficaram hospedados.

A professora do curso de zootecnia, Carla Heloisa Avelino Cabral, acompanhou os alunos da UFR e explicou que os objetivos da viagem foram a atualização profissional, a experiência de apresentação de trabalhos e a motivação da comunidade acadêmica. De acordo com a professora, “esse tipo de atividade faz com que o curso tenha menos evasão, que os alunos se mantenham no curso motivados e que eles tentem ter o melhor desempenho durante os estudos”, avaliou. A professora conta que foram apresentados 16 trabalhos da iniciação científica e 5 da pós-graduação em zootecnia.

A discente do curso, Nathaly Rodrigues, conta que participar do Simbov foi uma experiência gratificante. “Tive a oportunidade de conhecer professores que são inspirações na minha linha de pesquisa, além de ter também a oportunidade de apresentar para outras pessoas sobre os experimentos que foram conduzidos aqui na UFR. As palestras foram maravilhosas, com assuntos de extrema importância pro cenário atual do agro, com resultados de pesquisas realizadas em parcerias com universidades e empresas privadas”. A estudante ainda pontua que a experiência foi uma oportunidade para entrar em contato com professores e pesquisadores que poderão futuramente ser orientadores para o mestrado e doutorado.