Estudante da UFR tem pintura publicada em livro sobre 100 anos de Ulysses

Por Thiago Cardassi Publicado em: 09/03/2023 12:03 | Última atualização: 09/03/2023 12:03

A estudante Dayanne Rodrigues Ananias, do curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), foi uma das vencedoras do edital da Embaixada da Irlanda no Brasil e teve sua obra publicada no livro Ulysses100 Pelos Olhos Brasileiros. Dayanne participou de um concurso cultural realizado em 18 universidades brasileiras para selecionar pinturas artísticas em muros que interpretassem cada um dos capítulos da obra Ulysses, do escritor irlandês James Joyce, expoente do modernismo do século XX e conhecido pelo seu uso experimental da linguagem e criação de palavras. Em 2022, o romance completou 100 anos de publicação.

De acordo com a Embaixada, o propósito do concurso foi incentivar e valorizar a arte e a literatura no Brasil ao explorar como a juventude brasileira interpretaria o livro um século após sua publicação. Desta forma, pretendia-se fomentar a produção artística nas Universidades por todo o Brasil, permitindo a transformação do espaço universitário e adjacências, por meio de intervenções visuais com painéis que representem a obra irlandesa com uma identidade brasileira.

Dayanne ilustrou o capítulo Telêmaco, episódio que introduz a primeira das três partes de Ulysses e que corresponde ao arco homônimo da Odisseia de Homero. A estudante afirmou que, para compor o mural, utilizou seus sentimento e bagagem cultural para transpor para a pintura suas próprias impressões. “[…] resolvi representar o mar não por meio de figuras, mas sim pela falta da figura no espaço, usando apenas o suporte para representar subjetivamente o vazio e as crises”, explicou Dayanne.

O trabalho da aluna e as outras pinturas foram digitalizadas e reunidas no e-Book #Ulysses – 100: pelos olhos brasileiros, publicado pela Embaixada da Irlanda e disponível para leitura gratuita neste endereço eletrônico. O livro propõe uma experiência interativa que permite ao leitor navegar e se envolver com o processo criativo que resultou em cada um dos 18 murais. O design da publicação é assinado por Alex Navar.

Pintura de estudante foi vencedora no concurso Ulysses100 Pelos Olhos Brasileiros

Dayanne é estudante de Psicologia na UFR