Estudante da UFR publica estudo sobre benefícios do consumo de carne

Publicado originalmente no Jornal A Tribuna MT ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 26/11/2020 17:11 | Última atualização: 26/11/2020 17:11

Publicado originalmente no Jornal A Tribuna MT

O estudante Gustavo Barbosa Alves Silva, bacharelando em Zootecnia da Universidade Federal de Rondonópolis, publicou nessa quinta-feira (26), no Jornal A Tribuna MT, parte do material alvo do projeto de extensão Divulgação da Carne como alimento potencializador do Sistema Imune.

O projeto é coordenado pelo professor Angelo Polizel Neto, orientador de Gustavo Barbosa. No texto publicado no jornal, o estudante aborda os benefícios da carne para o fortalecimento do sistema imunológico humano e no auxílio ao combate ao coronavírus. A seguir, reproduzimos com autorização da redação do Jornal A Tribuna MT, a íntegra da matéria de autoria de Gustavo Barbosa que se encontra disponível neste endereço eletrônico no site do jornal:

Benefícios da carne para a saúde

A COVID-19 trouxe impacto na vida das pessoas em nível global, chamando a atenção pelo alcance que teve e pela velocidade com a qual se disseminou. Dessa forma, alguns hábitos simples como: lavar as mãos, utilizar álcool e gel ou até mesmo consumir carne, podem auxiliar no combate desse vírus, dessa forma, vamos abordar os benefícios da carne em prol do sistema imunológico humano.

A carne bovina é muito importante para a saúde humana, pois ela possui alto valor nutritivo. A concentração de nutrientes é alta e a energia por unidade de peso é baixa.

Assim, é uma excelente fonte de proteína, 9 de seus 20 aminoácidos são essenciais para o organismo humano porque são aminoácidos que nosso organismo não sintetiza, ou seja, a única maneira de adquirir é através de alimentos de origem animal.

Assim, a síntese de proteínas está correlacionada com a manutenção do tecido humano de músculos e órgãos, além de apoiar o sistema imunológico e ajudar a transportar nutrientes, vitaminas e minerais.

Dessa forma, a carne em pouca quantidade consegue fornecer 10 nutrientes necessários à dieta humana, temos a vitamina B, e são umas das melhores formas de obter ferro, fósforo e zinco.

Portando, o zinco desempenha um papel importantíssimo no sistema imunológico e é essencial para o funcionamento de várias enzimas. O fósforo, por outro lado, atua no metabolismo celular e participa da constituição óssea e dentária.

O ferro é essencial para o transporte de oxigênio, e o ferro encontrado na carne é mais biodisponível do que o encontrado no feijão.

Apenas na carne, principalmente na carne vermelha, podemos verificar que o ferro na forma de heme tem excelente capacidade de absorção. Além disso, a carne também é fonte de vitaminas B (tiamina, riboflavina, niacina, biotina, vitaminas B6 e B12, ácido pantotênico e ácido fólico). À vista disso, a vitamina B12 só é encontrada em produtos de origem animal e é essencial para o desenvolvimento do corpo humano.

É encontrado na carne o ácido linoléico conjugado (chamado de CLA), que ajuda a perder peso, promove a queima de gordura e até aumenta a capacidade do corpo de combater o câncer.

Observe-se em momentos de uma pandemia dados crescentes de depressão em todo mundo, provocadas pela mudança drástica na rotina.

Dessa forma, a carne entra como um aliado ao combate, devido à alta concentração de fenilalanina, este é encontrado na carne vermelha, assim, podemos caracterizar a carne como um alimento antidepressivo.

Logo, a carne vermelha ajuda a manter o açúcar no sangue mais estável, portanto, comer carne vermelha pode reduzir as oscilações de humor, comer demais e ajudar a resistir à resistência à insulina. Outrossim, é muito adequado para a prevenção e tratamento do diabetes.

A carne é essencial na alimentação; portanto, a dieta e o consumo não devem ser restritos, é recomendado pelo menos duas vezes por semana. Além disso, a ingestão de carne deve ser coordenada com dieta adequada e exercícios regulares.

(*) Gustavo Barbosa Alves Silva, bacharelando em Zootecnia da Universidade Federal de Rondonópolis. Coordenador: Prof. Dr. Angelo Polizel Neto. Nome do Projeto: Divulgação da Carne como alimento potencializador do Sistema Imune

O conteúdo desse texto pertence a matéria publicada originalmente no Jornal A Tribuna MT, disponível no endereço eletrônico https://www.atribunamt.com.br/2020/11/26/beneficios-da-carne-para-a-saude/