Equipe da UFR visita assentamento a fim de viabilizar área experimental para UFR

Na última quarta-feira (28), uma equipe de representantes da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) realizou uma visita técnica ao Assentamento Carlos Marighella, no ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 30/04/2021 20:04 |

Na última quarta-feira (28), uma equipe de representantes da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) realizou uma visita técnica ao Assentamento Carlos Marighella, no município de Poxoréu-MT. A visita teve como objetivo conhecer a área produtiva do assentamento e conversar com os moradores e trabalhadores locais a fim de viabilizar uma parceria e a implantação de uma área experimental para a UFR.

Durante a visita estiveram presentes a Reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, a diretora  do Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas (ICAT), professora Niédja Marizze Cezar Alves, e o diretor da Faculdade de Ciências Aplicadas e Políticas (FACAP), professor João Bosco Arbués Carneiro Júnior, além do conselho fiscal do assentamento.

De acordo com o professor João Bosco Arbués Carneiro Júnior, a parceria entre a UFR e o assentamento visa estabelecer uma contribuição de mão dupla. Com a perspectiva da implantação da área experimental, os cursos relacionados ao cultivo do solo, meio ambiente e suas tecnologias poderão aplicar na prática o que é ensinado nas salas de aula e laboratórios da UFR, além de entrarem em contato mais próximo com modelos sustentáveis de experiência, como a agricultura familiar. Se for viabilizada, a implantação da área experimental poderá ainda abrigar galpões, culturas e áreas de cultivo para os cursos de Zootecnia e Engenharia agrícola e ambiental.

Por outro lado, o professor explicou que os cursos de Ciências Empresariais (Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas) poderão colocar seus conhecimentos em execução, de forma a auxiliar a equipe de trabalhadores do assentamento no processo de gestão, elaboração de projetos, gestão de cooperativas e gestão rural, contribuindo para o fortalecimento das ações realizadas pelos trabalhadores locais.

O Assentamento Carlos Marighella está localizado na zona rural do município de Poxoréu, divisa com Rondonópolis, à 75 km da concentração urbana. Seus principais cultivos são a mandioca, banana, mas também possuem investimentos em pecuária, destinada à produção de leite quanto de corte. Veja a seguir mais fotos da visita técnica realizada pela equipe da UFR: