Estudantes inauguram novas empresas juniores na UFR

Por Thiago Cardassi Publicado em: 11/07/2023 14:07 | Última atualização: 11/07/2023 15:07

Ingressar no mundo do trabalho nem sempre é uma tarefa fácil.. Pensando em ampliar as oportunidades de colocação profissional, estudantes da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) estão criando empresas juniores para oferecer serviços de consultoria. A iniciativa tem como objetivo complementar a formação dos acadêmicos e consolida o processo de ampliação das áreas de inovação e empreendedorismo da universidade.

As empresas juniores são organizações sem fins lucrativos, formadas e dirigidas por alunos de graduação que buscam aplicar seus conhecimentos teóricos em projetos práticos. Sob a orientação de professores e profissionais especializados, os universitários são capazes de ofertar serviços relacionados à sua grade curricular, desenvolvendo projetos de produtividade para empresas a partir do conhecimento adquirido em sala de aula.

Gabriela dos Santos, acadêmica do curso de Engenharia Mecânica, conta que o desejo de criar uma empresa júnior partiu dos próprios estudantes da turma. A ideia foi promover oportunidades de desenvolvimento profissional nas quais os estudantes pudessem experimentar problemas reais e colocar em prática aquilo que aprenderam ao longo da graduação.

Gabriela é diretora-presidente da Mech Jr – soluções em engenharia, e acredita que participar de experiências como esta concedem muitas vantagens aos estudantes já que os ensina a manter uma postura profissional atenta aos seus clientes. A universitária conta que foi recém-contratada como estagiária em uma empresa de engenharia e crê que a admissão foi facilitada por participar de uma empresa júnior. “Como exerço o cargo de diretora presidente, isso pode ter pesado na avaliação dos recrutadores e assim ser selecionada. A Empresa Júnior só traz benefícios para os universitários e espero que cada vez mais alunos experimentem essa extraordinária experiência”, afirmou a universitária.

O professor responsável pela tutoria dos membros da Mech Jr, professor Edson Godoy, explica que o trabalho executado por este tipo de iniciativa é vantajoso tanto para os estudantes quanto para os empresários. De um lado, os estudantes têm a oportunidade de treinar seus conhecimentos e são capacitados para aplicá-los na resolução de problemas reais. Do outro, por estar vinculada a uma universidade, os clientes podem contar com um atendimento de qualidade e soluções com preços muito mais acessíveis.

Membros da Mech Jr – soluções em engenharia

A segunda empresa júnior recém-criada é a E-Júnior Consultoria e Gestão Empresarial. A estudante Maria Aguiar, do curso de administração, é diretora de marketing e recursos humanos e conta que o projeto da empresa nasceu em 2022 com objetivo de fomentar práticas das atividades de gestão, liderança, comportamento e linguagem corporativa, além das linhas de pesquisa da administração, finanças e processos. Entre os serviços ofertados pela E-Júnior, estão assessoria financeira de marketing, consultorias, e acompanhamento dos processos de abertura e planejamento estratégico de empresas.

Maria acredita que esta experiência lhe dará base sólida para o mercado de trabalho, preparando-a em diversas competências, uma vez que “todos os dias surgem novas maneiras e ferramentas de venda, e todos os dias as ferramentas são aprimoradas, além das maneiras de liderar os recursos humanos buscando a melhor performance possível”, afirmou a estudante.

A professora Roseli Aparecida dos Reis, docente tutora da E-Júnior esclarece que a empresa júnior “[…] é uma empresa de verdade, com regulamentos, legislação e atende uma série de exigências. A diferença é que ela está dentro da proposta da universidade. Apesar dos professores coordenarem os processos, quem realiza todo o trabalho são, de fato, os alunos envolvidos”. A professora explica que este modelo beneficia a sociedade, uma vez que várias empresas de pequeno porte não têm recursos financeiros suficientes para pagar uma assessoria de marketing digital, trabalho que a empresa júnior já está preparada para entregar.

Equipe da E-Júnior Consultoria e Gestão Empresarial

Na Universidade Federal de Rondonópolis, a unidade que promove e administra a criação das empresas juniores é a Secretaria de Inovação e Empreendedorismo (SIE), que entende esta ação como uma importante estratégia para ambientar os discentes com as demandas de pequenas, médias e grandes empresas da região. O Secretário da pasta, professor Normandes Matos da Silva, afirma que a experiência de empreender proporciona uma forma de conexão do trabalho acadêmico com a cadeia produtiva, que em Rondonópolis e região é bastante plural. Este processo, favorece o desenvolvimento de “[…] habilidades relacionadas ao trabalho em equipe, gestão de pessoas, relacionamento com clientes, criatividade e inteligência emocional, por exemplo”, considerou o professor.

Para os estudantes interessados em experimentar esse desafio e aprimorar suas habilidades de gestão de negócio, a Secretaria de Inovação e Empreendedorismo (SIE) disponibiliza em sua página institucional informações a respeito da importância da Educação Empreendedora no Ensino Superior e sobre os procedimentos e possibilidades para solicitar a criação de novas empresas.