UFR promove evento sobre educação e arte na cosmopercepção indígena

( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 18/04/2022 18:04 | Última atualização: 20/04/2022 10:04

A Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (DACEL) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) promove entre os dias 20 à 26 de abril o evento Educação e Arte na Cosmopercepção Indígena. O evento acontece na modalidade híbrida. Os encontros online serão transmitidos por meio do canal do Youtube da Universidade Federal de Rondonópolis.

O evento tem como objetivo reunir lideranças indígenas de distintas etnias do Brasil que atuam no campo da educação, do meio ambiente e das artes para debater estes temas na contemporaneidade brasileira. Trata-se de uma oportunidade para estabelecer diálogos entre a academia e os mais diversos atores sociais a respeito das dificuldades de aceitação da alteridade, ou seja, das práticas e modos de existência que coexistem, mas se diferenciam do imaginário socialmente estabelecido. Esse imaginário padrão é, na maior parte das vezes, construído em cima de uma ideia planificada de humano que sustenta preconceitos e discriminações dirigidas aos povos indígenas e suas respectivas culturas.

Propõe-se com o evento, realizar a exposição e o debate de determinadas cosmopercepções indígenas a respeito das relações harmoniosas com a natureza, das formas de organização políticas e sociais, das diversidades sexuais e das expressões artísticas ancestrais e contemporâneas existentes nas etnias envolvidas no evento. Estas distintas perspectivas, ao afirmarem a cosmopercepção indígena, contestam a pretensão de uma sociedade homogênea e desigual, naquilo que se refere aos direitos constitucionais. A proposta envolve, portanto, um diálogo entre as linguagens científicas e os saberes tradicionais indígenas a fim de se buscar a produção de conhecimentos que sejam capazes de estabelecer relações éticas em sociedade.

Nesta quarta-feira (20), às 17h, será transmitido via canal do Youtube da UFR, o diálogo Existências LGBTQIA+: diversidade sexual nas comunidades indígenas com Danilo TupiniKim, representante do Coletivo Tibira, e mediação de Dê Silva. Na sexta-feira (22), às 17h, acontece a mesa Práticas artísticas ancestrais e contemporâneas com a presença de Kássia Borges, Edson Kayapó, Ailton Krenak e mediação da professora Alice Lino, também transmitida pelo canal do Youtube.

Já na semana seguinte, dia 26, novamente às 17h, haverá um encontro presencial no saguão do Bloco B onde será apresentada a mesa temática Crítica à educação a partir da perspectiva indígena com participação de Adriano Boro Makuda, Adelina Ikuietaga, Mariel Kujiboekureu e mediação de Alice Lino e Catiana Menezes.

O evento é gratuito e aberto a toda comunidade. Para participar é necessário inscrever-se por meio do sítio eletrônico do evento Educação e Arte na Cosmopercepção IndígenaA transmissão será realizada por meio do canal do Youtube da Universidade Federal de Rondonópolis. O evento será certificado em um total de 6 horas, contabilizando a participação de 2h para cada encontro. Confira abaixo as imagens de divulgação do evento.