Direito: OAB realiza visita de verificação de qualidade na oferta de ensino na UFR

Por Rodolfo Cassimiro de Araujo Berber Publicado em: 05/03/2024 12:03 |

Entre os dias 04 e 05 de março de 2024, a Universidade Federal de Rondonópolis a recebeu a ilustre presença da Presidente da Comissão Estadual de Ensino Jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT) para uma visita de verificação de qualidade de oferta do Curso de Direito, que foi recém autorizado pelo INEP/MEC com nota 4 (escala de 1 a 5), junto com a comitiva do curso.

Como de praxe, visando melhorar a formação do bacharel em Direito e gerar mais lastro para os futuros profissionais, a OAB realiza visitas nos cursos oferecidos em todo o país para constatar as condições de ensino, bem como proporcionar uma aproximação proativa com as instituições de ensino superior. Segundo a presidente da comissão, a esfera federal da OAB normalmente atua em parceria com as unidades estaduais para aumentar a capilaridade e acesso da OAB em todo território nacional. Neste sentido, a visita realizada objetiva produzir informações sobre a qualidade do curso para que haja a emissão de um parecer da esfera federal.

Durante a visita foram verificas  as instalações físicas da universidade,  bem como houve diálogos com os servidores dos setores para melhor instrução do relatório nas questões referentes à infraestrutura e operacionalização dos recursos da UFR.

Na reunião de encerramento, a representante da OAB foi recebida pela reitora Profa. Dra. Analy Castilho Polizel de Souza, pelo vice-reitor Prof. Dr. Renato Nataniel Wasques, e a Pró-reitora de Graduação, Profa. Dra. Niédja Marizze Cezar Alves, que destacaram diversos pontos, dentre eles o impacto da UFR na sociedade, como as ações de extensão, previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos; as ações inclusivas para o estudante com fragilidade socioeconômica; os avanços e diferenciais relacionados à inovação e o empreendedorismo; as parcerias com a sociedade civil e organizada, bem como as sinalizações de conquistas recentes com a bancada federal para concretização da estruturação da UFR, que está prevista no PDI.

Está é mais uma etapa que foi alcançada pelo Curso de Direito. Em sequencia, os registros da visita serão enviados para a OAB federal, que emitirá o parecer final sobre as condições de oferta do Curso de Direito.