Direção do ICHS toma posse nesta quarta-feira (06)

Por Thiago Cardassi Publicado em: 08/07/2022 08:07 | Última atualização: 08/07/2022 08:07

Os novos diretores eleitos do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) tomaram posse em cerimônia realizada nesta quarta-feira (6) no gabinete da reitoria. A Reitora em exercício da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), professora Antonia Marilia Medeiros Nardes, presidiu a sessão que empossou a professora Beatriz dos Santos Oliveira Feitosa para o cargo de Diretora do ICHS e o professor Agameton Ramses Justino como Diretor Adjunto do ICHS.

Criado em 1992, o Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) é a mais antiga unidade acadêmica da UFR e continua sendo a maior em número de cursos. Ao todo, o ICHS integra 7 cursos de graduação (Biblioteconomia, Geografia, História, Pedagogia, Psicologia, Letras – Língua Portuguesa e Letras – Língua e Literaturas de Língua Inglesa) e 2 programas de Pós-Graduação stricto sensu (Mestrado em Educação – PPGEdu e Mestrado em Geografia – PPGeo), além de projetos e programas de extensão permanentes.

A chapa composta pelos professores foi eleita democraticamente no mês de junho, apresentando uma proposta de gestão universitária democrática e participativa, pautada pela defesa da Universidade pública, laica, gratuita, autônoma e de excelência, e consolidada por meio de processos democráticos e do fortalecimento dos órgãos colegiados, orientada em defesa da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

A professora Beatriz dos Santos Oliveira Feitosa possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002), mestrado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011) e doutorado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2016). Atualmente é dedicação exclusiva da UFR, pesquisadora – INTERFACES: História, Museologia e Ciências Afins, pesquisadora – Núcleo de Pesquisa em História e pesquisadora – Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos, pesquisadora no Laboratório de Pesquisa e Ensino de História-LEPHIS.Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: territorialidades e violências, discutindo temas como modernização do campo, precarização do mundo do trabalho, violência contra os povos indígenas ocupação/exclusão recentes no território de Mato Grosso.

O professor Agameton Ramses Justino possui graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mestrado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É professor da Universidade Federal do Mato Grosso desde agosto de 2006 e concursado no Departamento de Letras, para a cadeira de Metodologia e Prática de Ensino de Língua e Literaturas de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Linguística, Língua Portuguesa, Análise do Discurso, Funcionalismo Linguístico, Formação Docente e Ensino de Língua Portuguesa. Participa do Grupo de Estudos Funcionalistas da UFG, no projeto Redes de estudo de Língua Portuguesa ao redor do mundo. Atua também como professor colaborador do Programa de Pós Graduação em Letras, Linguística e Interculturalidade da UEG, na cidade de Goiás, GO.

A Reitora em exercício da UFR, recepcionou os diretores em seu gabinete para a cerimônia de posse, desejando um trabalho produtivo à equipe. Durante discurso, a professora Antonia Marilia elogiou a competência dos professores e colocou o reitorado à disposição para auxiliar os novos gestores na resolução conjunta dos desafios, frisando a importância do diálogo na construção de uma universidade cada vez mais democrática, plural, inclusiva e socialmente referendada.

A Reitora em exercício da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), professora Antonia Marilia Medeiros Nardes, e a Diretora eleita do ICHS, professora Beatriz dos Santos Oliveira Feitosa

A Reitora em exercício da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), professora Antonia Marilia Medeiros Nardes, e o Diretor adjunto eleito do ICHS, professor Agameton Ramses Justino