Estudantes comemoram Dia do zootecnista com palestras sobre nutrição animal

Por Thiago Cardassi Publicado em: 12/05/2023 22:05 | Última atualização: 12/05/2023 22:05

Neste sábado, 13 de maio, a Universidade Federal de Rondonópolis celebra o Dia Nacional do Zootecnista, data em homenagem aos profissionais capacitados para o desenvolvimento sustentável, aperfeiçoamento da qualidade, conservação e gerenciamento de animais e produtos de origem animal. A data escolhida foi instituída no calendário nacional a partir da Lei nº 13.596, de 5 de janeiro de 2018, e remete à aula inaugural do primeiro curso superior de zootecnia no Brasil, realizada na Faculdade de Uruguaiana (RS), em 13 de maio de 1966.

O zootecnista é um profissional que atua em todos os setores da produção, desde a nutrição, melhoramento genético, reprodução até chegar à administração do empreendimento rural. Seus conhecimentos englobam o controle dos aspectos de ordem econômica, equilíbrio ambiental, respeito à biodiversidade e bem-estar animal, de modo a melhorar a produtividade do agronegócio.

O Curso de graduação em Zootecnia abrange diversos campos dos saberes. Entre eles, destaca-se a atividade pecuária destinada à criação de gado de corte e leiteiro (bovinocultura), a criação de búfalos (bubalinocultura), cavalos (equideocultura), aves de corte e postura (avicultura), peixes (piscicultura), porcos (suinocultura), cabras (caprinocultura), ovelhas (ovinocultura), abelhas (apicultura) e a criação de animais silvestres. Estas culturas estão presentes em praticamente todos os municípios do estado de Mato Grosso, apresentando forte impacto econômico. Deste modo, a figura do profissional zootecnista surge como um dos principais agentes capazes de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região centro-oeste.

Na Universidade Federal de Rondonópolis, o curso de graduação em Zootecnia iniciou as atividades no ano de 2002, completando 21 anos de existência em 2023. Até o momento foram formadas vinte e três turmas, totalizando 352 bacharéis formados. Entre os estudantes matriculados no curso está Nathaly Rodrigues, acadêmica ingressante da turma de 2019. A aluna explica que quando fez o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ainda não tinha decidido o rumo que gostaria de seguir. “A única certeza que tinha era que queria algo envolvendo animais. Foi então que me lembrei de uma amiga que cursava zootecnia, ela me explicou um pouco mais sobre o curso e de primeira me encantei. E desde o primeiro semestre o curso só vem superando minhas expectativas e me apaixonando cada vez mais pela profissão. […] A zootecnia foi o acaso mais certeiro da minha vida”, explicou a estudante.

Apesar da vasta possibilidade de áreas de trabalho, Nathaly já pensou nos próximos passos na carreira e planeja se tornar docente. “Quando entrei eu já sabia que a pesquisa era o meu lugar. Quando me formar irei fazer o mestrado voltado para a área de forragicultura e produção de bovinos a pasto e assim seguir futuramente para o doutorado, sendo o maior sonho ser professora na área”, afirmou. Forragicultura é a área que estuda pastagens e forrageiras.

Neste sábado, os acadêmicos do curso participarão de uma atividade em celebração ao Dia Nacional do Zootecnista. Durante a manhã, a partir das 8h, no auditório do Núcleo de Estudos e Atividades da Terceira Idade (NEATI), haverá três palestras a respeito de nutrição animal com egressos do curso. Às 8h, Josimar Nogueira abordará aspectos da nutrição. Às 9h, Nathália Dias apresenta a atuação do zootecnista na produção de bovinos de corte. Às 10h, Andrielli Pavoni, explica o que a indústria e o mercado esperam do zootecnista como RT. Haverá também uma pequena confraternização com café da manhã.