Extensão

Dia Mundial da Água é comemorado com palestras e visitas à escola em Rondonópolis

Por Thiago Cardassi Publicado em: 22/03/2023 15:03 | Última atualização: 22/03/2023 16:03

Para celebrar o Dia Mundial da Água, o Laboratório de Análises Hídricas e Ecologia Aplicada (LAHEA) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) participou, nesta segunda-feira (21), da programação organizada especialmente para a data no município de Rondonópolis. A ação foi realizada em parceria com o Juizado Volante Ambiental (Juvam).

Comemorado no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante as conferências Rio-92. Desde então, a data tornou-se uma oportunidade para se conhecer mais a respeito da problemática da água, promover debates e traçar planos estratégicos que possam fazer a diferença na conservação e uso racional dos recursos hídricos.

A pesquisadora líder do LAHEA e coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, professora Simoni Loverde, explica que o tema deste ano está relacionado com as mudanças. “O que nós precisamos mudar? E como podemos mudar para garantir água de quantidade e de qualidade suficientes para atender os usos da sociedade, manter os ciclos hidrológicos, garantir a sobrevivência da biodiversidade e também as necessidades econômicas e sociais?”, questionou a professora.

Com o objetivo de Conscientizar os mais jovens e esclarecer a população sobre a importância dos cuidados com a preservação da água, o LAHEA promoveu junto aos alunos da Cooperativa de Ensino Álvares Cabral (CEAC Positivo) a oficina Vida na Água, que contou com palestras, visualização de material biológico em microscópio, dinâmicas de grupo e fabricação de material em biscuit.

A ação ocorreu em parceria com o Juvam, Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis Terezinha Silva de Souza (Sanear) e o Serviço de Gerenciamento de Resíduos (Seger) no município.

O laboratório de Análises Hídricas e Ecologia Aplicada da UFR mantém-se em funcionamento desde 2011 e tem como finalidade monitorar a qualidade da água no município e realizar projetos de pesquisa em ecologia aquática. Suas linhas de pesquisa envolvem educação ambiental, ecologia de organismos aquáticos, peixes de água doce e limnologia.

De acordo com Simoni, a universidade tem um papel importante a cumprir diante desta questão. “Ela deve ser um ponto de referência e cumprir sua função social em transmitir os conhecimentos a partir da educação ambiental de crianças e adultos para que estas mudanças venham a ser implementadas em nossa sociedade e a água seja entendida como um recurso finito e que deve ser bem cuidado. Mas a universidade não apenas repassa conhecimentos, como também acolhe as dúvidas da população e gera pesquisas de qualidade e projetos de extensão voltados para o benefício de toda população”, explicou a professora.