Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências

Aprovado em 2015, em Assembleia da ONU, a data do dia 11 de fevereiro é destinada a celebrar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. O objetivo da ação é ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 11/02/2022 18:02 |

Aprovado em 2015, em Assembleia da ONU, a data do dia 11 de fevereiro é destinada a celebrar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. O objetivo da ação é promover a igualdade de gênero nas esferas da produção de conhecimento e alertar para exclusões contra o público feminino na produção de conhecimento.

Apesar dos ganhos notáveis que as mulheres conquistaram na educação e na força de trabalho nas últimas décadas, o progresso foi desigual. De acordo com dados do Instituto de Estatísticas da UNESCO (UIS), apenas cerca de 30% de pesquisadores de todo o mundo são mulheres. Desta maneira, elas continuam subrepresentadas nos campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemáticas, tanto no âmbito da graduação quanto no âmbito das pesquisas.

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) acredita no potencial de suas discentes e apoia a necessidade de se afastar os retratos estereotipados de gênero nas ciências e na comunidade acadêmica em geral. Estes estereótipos acabam por reforçar uma imagem irreal do verdadeiro papel das mulheres no desenvolvimento científico de nosso país. De acordo com a Reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, “[…] nesses dias de possibilidades e incertezas em que a esperança reside em nossa capacidade de sermos melhores a cada dia, refletir sobres as mulheres cuja dedicação tem contribuído para o desenvolvimento e fortalecimento da pesquisa e da inovação em nossa sociedade, traz-nos um momento de profunda inspiração sobre a força transformadora das mulheres na construção de estruturas sociais de um país mais fraterno e próspero”.