Dia do BiblioINFOrma - Serviço de Referência

Por Thiago Cardassi Publicado em: 26/05/2023 21:05 | Última atualização: 26/05/2023 21:05

O curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), promoveu, na última terça-feira (23), o evento Dia do BiblioINFOrma – Serviço de Referência. A atividade fez parte da disciplina do curso chamada “serviço de referência e informação”.

A professora da disciplina, Káthia dos Santos Rocha, explicou que a iniciativa funciona como “[…] um serviço de informação de como utilizar o serviço da biblioteca e o que é o curso de biblioteconomia, atuando nas suas funções, que não é só na biblioteca, mas é uma área muito ampla que vai do livro à parte tecnológica[…]”. A ideia é apresentar o curso fazendo um paralelo entre o físico e o virtual para mostrar a importância e a necessidade do profissional da área.

Durante a noite, os(as) estudantes de Biblioteconomia ocuparam o saguão do bloco A e dividiram-se em grupos temáticos com o objetivo de apresentar informações e utilidades sobre o curso. No primeiro grupo, apresentaram o que é a graduação em biblioteconomia, o que faz o profissional, sua grade curricular e áreas de atuação. No segundo, falaram sobre os cursos do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e a respeito das principais bases de dados. No terceiro grupo, mostraram o Portal de Periódicos da CAPES, explicando no que consiste e como acessá-lo. Finalmente, no quarto grupo, os estudantes apresentaram os serviços da Minha Biblioteca, acessível por meio da Biblioteca online da Universidade Federal de Rondonópolis.