Cursos da UFR realizarão ENADE em 27 de novembro

Por Thiago Cardassi Publicado em: 11/07/2022 14:07 | Última atualização: 12/07/2022 15:07

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), por meio da Gerência de Regulação Institucional, informa que as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) serão aplicadas no dia 27 de novembro, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

O Enade é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que, desde 2004, avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. Neste ano, o exame avaliará os estudantes concluintes de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados ao ano III do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Na Universidade Federal de Rondonópolis, quatro cursos participarão do Exame: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Psicologia. Os coordenadores de curso são responsáveis por inscrever os estudantes até o dia 8 de agosto de 2022, no Sistema Enade. A inscrição no exame é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia ligados às áreas de avaliação da presente edição.

Os estudantes ingressantes inscritos são dispensados da participação na prova, tendo sua situação de regularidade atribuída pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os estudantes concluintes inscritos ficam convocados para participarem do Enade 2022, tendo sua regularidade atribuída a partir do preenchimento do questionário e da participação na prova.
Após a inscrição pelos coordenadores, os estudantes concluintes também devem preencher um cadastro de informações pessoais e indicar a eventual necessidade de atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, no Sistema Enade.

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Para mais informações consulte o Edital nº51/2022 publicado no Diário Oficial da União (DOU) no dia 27 de junho de 2022 e divulgado no sítio eletrônico do Enade