Cursos da UFR realizarão ENADE em 14 de novembro

A Procuradoria Institucional Educacional da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) informa à toda comunidade acadêmica que, em 14 de novembro, diferentes cursos da UFR ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 23/07/2021 16:07 | Última atualização: 23/07/2021 16:07

A Procuradoria Institucional Educacional da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) informa à toda comunidade acadêmica que, em 14 de novembro, diferentes cursos da UFR serão novamente avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Discentes (ENADE).

O ENADE é um exame nacional realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), para avaliar o desempenho acadêmico dos discentes concluintes dos cursos de graduação de instituições públicas e privadas do país, inclusive os cursos na modalidade EAD (Educação a Distância).

O ENADE é um componente curricular obrigatório. A comprovação de regularidade deve constar no histórico acadêmico do discente. Caso contrário, o discente fica impedido de colar grau e, consequentemente, receber o diploma até ocorrer a sua regularização junto ao INEP (conforme Art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004).

A Procuradora Institucional Educacional da UFR, Eliane Aparecida Antunes Fagundes, esclarece que, para os discentes, o ENADE não deve ser visto apenas sob a perspectiva da obrigatoriedade. Após anos de dedicação e superação, o ENADE é também uma oportunidade para o discente participar de um processo de avaliação em larga escala e, ao mesmo tempo, conhecer o próprio nível de desempenho acadêmico ao final da sua trajetória na universidade. Além disso, quando o discente participa do exame de forma comprometida, ele fornece informações fidedignas e relevantes para a avaliação do curso e da Instituição que escolheu para estudar. Empresas, programas acadêmicos de pós-graduação (no Brasil e no Exterior) e a própria Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) têm observado cada vez mais o desempenho de graduados no ENADE em seus processos seletivos, especialmente para concessão de bolsas e premiações. Ter uma boa nota no ENADE contribui para aumentar a nota do curso e da instituição, mas, sobretudo, significa ter um diploma valorizado e, consequentemente, uma maior possibilidade de empregabilidade no futuro.

O Ciclo Avaliativo do SINAES é trienal. Por isto, apesar de realizado anualmente, o ENADE só é aplicado para cada área/curso a cada três anos. Os cursos da UFR selecionados para o ENADE em 2021 são:

 

BACHARELADO:
  • Ciências Biológicas e Sistemas de Informação.
LICENCIATURA:
  • Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras – Portugues, Letras-Ingles, Matemática, Pedagogia

 

De acordo com o Edital nº 36, de 12 de julho de 2021, estão habilitados ao ENADE os ingressantes e concluintes dos cursos participantes, conforme os seguintes critérios:

 

  • Ingressantes: aqueles que tenham iniciado o curso no ano de 2021, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 a 25% da carga horária mínima do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do ENADE 2021;
  • Concluintes de bacharelados e licenciaturas: aqueles que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do ENADE 2020, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2022.

 

De acordo com o Edital nº 36, de 12 de julho de 2021, publicado no Diário Oficial da União no dia 13 de julho de 2021 a aplicação da prova será no dia 14 de novembro de 2021 e após cumpridas todas as etapas do exame, o INEP tornará disponível às IES o acesso eletrônico ao Relatório dos Discentes em Situação Regular junto ao ENADE 2021, o que permitirá à IES registrar no histórico escolar do discente sua situação junto ao ENADE.