Curso de formação em gênero, relações étnico-raciais e diversidade sexual

Curso atenderá especialmente às demandas de professores e professoras da educação básica e do ensino superior, residentes da cidade de Rondonópolis.
Por Thiago Cardassi Publicado em: 10/05/2022 17:05 | Última atualização: 11/05/2022 14:05

Nos próximos meses, professores da educação básica e do ensino superior de Rondonópolis e região poderão ampliar seus conhecimentos a respeito de conteúdos específicos e metodologias de ensino sobre temas transversais em igualdade de gênero, questões étnico-raciais e promoção do respeito à diversidade sexual. Estes debates fazem parte do programa do curso organizado conjuntamente pela Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (DACEL) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), a Secretaria Municipal de Educação de Rondonópolis, a Diretoria Regional de Educação e a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, por meio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) de Rondonópolis.

Com início nesta quinta-feira (12), o curso de formação em gênero, relações étnico-raciais e diversidade sexual será ofertado em 10 encontros quinzenais realizados entre maio e novembro, das 19h às 21h, no Auditório da UFR. A participação será certificada com 32h de atividades, com a maior parte da carga horária na modalidade presencial. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o início das aulas por meio do sítio eletrônico do curso. Poderão participar professores da educação básica e superior, técnicos administrativos, discentes e membros da comunidade externa interessados nas temáticas, com vagas limitadas para cada categoria, até um máximo de 200 participantes.

Os tópicos atenderão especialmente às demandas de professores e professoras da educação básica e do ensino superior, residentes da cidade de Rondonópolis, de modo a confrontar no campo epistêmico o preconceito e a discriminação dirigidos à população afrodescendente, indígena e LGBTQIA+. Ao longo dos encontros, serão realizados estudos teórico-metodológicos desenvolvidos por meio de aulas expositivas teóricas sobre uma matriz de referência previamente determinada. A Etapa de socialização final das atividades desenvolvidas durante os módulos contemplará a exposição de relatos de experiência, atividades de intervenção, comunicação oral, portfólios, banners, entre outros, da parte dos participantes docentes e discentes envolvidos.

Para mais informações a respeito do curso, é possível entrar em contato com a Secretaria de Assuntos Comunitários (SAC) pelo e-mail sac@ufr.edu.br.

O primeiro encontro do curso terá como tema Liberdade, cidadania e ethos democrático de uma perspectiva feminista, e será ministrado pela professora Yara Frateschi, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Yara é professora livre docente de ética e filosofia política, possui graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), com experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, atuando principalmente em temas vinculados à relação entre Ética e Política, Filosofia Politica e Teoria Crítica. Haverá sessão de autógrafos do livro de sua autoria Liberdade, cidadania e ethos democrático – estudos Anti-Hobbesianos.