CPA convida comunidade acadêmica à responder questionário de avaliação institucional

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) disponibiliza a toda comunidade acadêmica (docentes, técnicos e discentes) os ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 09/03/2021 15:03 |

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) disponibiliza a toda comunidade acadêmica (docentes, técnicos e discentes) os questionários de avaliação que servirão de base para o Relatório de Avaliação Institucional do ano 2020. A ampla participação da comunidade acadêmica é de suma importância para um mapeamento eficaz do funcionamento da universidade.

A CPA é uma comissão permanente de assessoramento à Reitoria. Na UFR, a comissão está vinculada à Vice-Reitoria e é composta por representantes dos corpos docente, técnico e discente da instituição, como também por representantes da sociedade civil. Esta comissão coordena, conduz e articula a Avaliação Institucional da UFR (todos os processos de autoavaliação), desde a definição dos instrumentos avaliadores até a elaboração do relatório que é enviado anualmente.

A finalidade dos trabalhos da comissão é subsidiar o planejamento administrativo e acadêmico da Universidade, bem como auxiliar o Ministério da Educação (MEC) durante o processo de reconhecimento dos cursos, renovação de reconhecimento e recredenciamento da instituição. O processo de Avaliação Institucional, juntamente com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e a Avaliação Externa, compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do MEC.

Nesta etapa do processo, a comissão elaborou três diferentes questionários que devem ser respondidos por cada uma das categorias que, juntas, constituem a comunidade acadêmica da UFR. Solicitamos que todos cliquem na opção que corresponde ao seu vínculo com a instituição e respondam o formulário GoogleDocs. Os questionários devem ser preenchidos e enviados até o dia 18 de maço de 2021.

A Resolução CONSUNI nº 16 de 12 de agosto de 2020 instituiu a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFR e definiu suas normas de funcionamento. A Portaria VICE-REITORIA/UFR nº III de 25 de janeiro de 2021 nomeou os seguintes membros para a comissão (os quais foram indicados pelos Institutos e órgãos de representação):

1. Clayton Eduardo Lente da Silva (Presidente, Docente;
  2. Eliane Aparecida Antunes Fagundes (Técnico);
  3. Elias Ferreira Silva de Franca (Técnico);
  4. Francisco de Salles Almeida Mafra Filho (Docente);
  5. Leandro Basso Motta (Técnico);
  6. Maria Eduarda Ribeiro Pereira (Discente);
  7. Shirley Lopes Maidana de Oliveira (Docente);
  8. Tullio Ferreira Melo (Técnico);
  9. Thiago Franco Duarte (Docente).

Neste momento, a CPA está em fase de elaboração do relatório 2020. Lembramos que o ano-trabalho da CPA inicia-se em abril, sendo que a partir desse mês, várias ações serão discutidas e/ou trabalhadas em conjunto com os Institutos, Pró-Reitorias, Reitoria e demais órgãos, inclusive a elaboração de proposta de regulamento da CPA (art. 6º da Resolução CONSUNI nº 16 de 12 de agosto de 2020).