Consuni aprova Plano de contingência para retorno das atividades administrativas

Desde o mês de março do ano de 2020, a UFR adotou o desenvolvimento do trabalho administrativo e acadêmico de forma remota, a partir das recomendações da OMS, Ministério da ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 13/12/2020 18:12 | Última atualização: 14/12/2020 12:12

Desde o mês de março do ano de 2020, a UFR adotou o desenvolvimento do trabalho administrativo e acadêmico de forma remota, a partir das recomendações da OMS, Ministério da Educação, e da Secretaria Municipal de Saúde. Considerando a dinamicidade do cenário da pandemia, assim como a evidente necessidade de distanciamento social prolongado e por tempo indeterminado, a UFR por meio do Comitê de Enfrentamento à COVID-19 estruturou-se enquanto grupo de trabalho para estudar e construir Protocolos de Biossegurança que buscam orientar o retorno das atividades institucionais garantindo, para isso, a segurança sanitária de seus estudantes, servidores e agentes públicos.

Durante este período, o Comitê de Enfrentamento da COVID-19 desta instituição vem se reunindo por meio de encontros virtuais e, com base nas evidências científicas disponíveis, torna-se necessário iniciar o planejamento da retomada de atividades administrativas de modo presencial. O resultado dos estudos e a síntese das discussões que aconteceram por meio do comitê levaram a produção deste documento orientativo que teve como princípios fundamentais o cuidado com a preservação da vida e da saúde, a garantia da segurança e bem-estar da comunidade universitária e a promoção de um melhor gerenciamento dos riscos frente aos dados epidemiológicos e progresso da COVID-19.

O documento é composto por diversas seções que contextualizam e caracterizam a doença, descrevem os fatores epidemiológicos, principais sintomas e métodos de diagnóstico, apresentando os critérios de retorno e as variáveis que influenciarão na forma como este movimento será realizado, sempre considerando as medidas de biossegurança e orientações disponibilizadas pela OMS.

Plano_de_contingencia_para_retorno_das_atividades_administrativas