Consulta aos discentes de graduação a respeito da possibilidade de atividades à distância
Considerando a previsão de início do período letivo de 2020/1, para o dia 13/04/2020, e os impedimentos de aulas presenciais em decorrência da pandemia da Covid-19;
Considerando a solicitação de constituição de comissão, conforme SEI nº 23108.021829/2020-03 com a emissão da Portaria nª 017/REITORIA/UFR/2020 que institui a Comissão para elaboração de alternativas sobre a possibilidade de implantação de ensino à distância no âmbito da Universidade Federal de Rondonópolis;
Considerando a Portaria do MEC nº 345 de 19 de março de 2020; que diz: “Art. 1º Fica autorizada, em caráter excepcional, a substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, por instituição de educação superior integrante do sistema federal de ensino […] § 3º Fica vedada a aplicação da substituição de que trata o caput às práticas profissionais de estágios e de laboratório. § 4º Especificamente para o curso de Medicina, fica autorizada a substituição de que trata o caput apenas às disciplinas teóricas-cognitivas do primeiro ao quarto ano do curso”.
A comissão instituída, dando continuidade aos trabalhos que resultarão na elaboração de um relatório, cuja finalidade é subsidiar o Conselho Universitário Pro tempore da UFR a definir o início do período letivo de 2020, necessitamos de informações sobre a realidade dos alunos da UFR quanto ao uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para a realização de atividades acadêmicas.
Essas informações são essenciais para a UFR se posicionar sobre as condições dos cursos de efetuarem a substituição de algumas atividades acadêmicas presenciais por atividades à distância ou não.
Assim, contamos com a colaboração das Coordenações de Cursos de Graduação da UFR para que os alunos possam acessar o link com as questões elaboradas para coletar as informações necessárias.
Os canais de comunicação das coordenações com os alunos ficam à critério de cada coordenação de acordo com as práticas de cada curso (e-mail, aplicativos, redes sociais e outras) visto que o importante é a maior participação dos alunos para que possamos ter a maior quantidade de dados para fundamentar o relatório final.
O link ficará disponível para o preenchimento até as 8 horas do dia 06/04/2020 (segunda-feira).
O link é: https://forms.gle/