Evento

Congresso de Pesquisa em Educação (CONPEduc): Políticas autoritárias e democracia: questões urgentes

Por Thiago Cardassi Publicado em: 06/09/2022 14:09 | Última atualização: 06/09/2022 14:09

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) promove, entre os dias 13 e 27 de setembro, a décima segunda edição do Congresso de Pesquisa em Educação (CONPEduc). Realizado anualmente desde 2010, o evento propicia o debate sobre a produção de conhecimento no campo educacional a partir da experiência de pesquisadores da graduação e pós-graduação de todo o país.

O tema desta edição do CONPEduc são as Políticas autoritárias e democracia: questões urgentes e emergentes em educação, que visa estabelecer diálogos a respeito das práticas autoritárias praticadas pelo próprio Estado e por instituições que seguem uma lógica emergente de acumulação do capital e de esvaziamento das subjetividades. A temática encontra relevância no campo da Educação por acolher as reflexões de pesquisadores da educação frente às possibilidades de resistência e ação no cenário brasileiro atual.

Devido à pandemia de COVID-19 o evento deste ano será ofertado na modalidade remota, com mesas e apresentações transmitidas pela internet e desenvolvidas a partir de lives com temáticas emergentes no campo da educação. Nos dias 13, 21 e 27 de setembro, das 19h às 21h, ocorrem mesas de debate virtuais. A primeira mesa será na próxima terça-feira (13) com o tema Formação de professores e o curso de pedagogia: tensões, resistências e perspectivas. Em seguida, no dia 21, o assunto é a Alfabetização e os desafios após o ensino remoto emergencial. E na próxima semana, dia 27 de setembro, acontece o debate Homeschooling, neoconservadorismo e democracia.

As mostras de pesquisa serão realizadas entre os dias 13 e 15, das 14h às 18h, e constituirão espaços para a apresentação e discussão de pesquisas concluídas ou em estágio avançado de realização sobre um mesmo tema. Para a apresentação de trabalho nas sessões de Mostras de Pesquisas, exige-se titulação mínima de Graduado, sendo permitido a submissão de apenas um trabalho em apenas umas sessão. Ao todo, serão oferecidas 18 vagas por Sessão de Mostra de Pesquisas, com avaliação, aceite e eliminação de trabalhos a cargo do(s) Coordenador(es) de cada sessão.

A participação no evento é gratuita e certificada. Para conhecer mais informações a respeito do 12º Congresso de Pesquisa em Educação (CONPEduc), acesse o sítio eletrônico do evento para conferir as últimas novidades e realizar a inscrição.