Comitê da UFR sinaliza retorno integral das atividades

Por Thiago Cardassi Publicado em: 28/04/2022 18:04 |

O Comitê de Enfrentamento à COVID-19 da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) emitiu, nesta quinta-feira (28), uma nota publica dirigida à toda comunidade acadêmica revogando o antigo Plano de retorno às aulas presenciais, emitido em novembro de 2021, ainda em meio ao contexto pandêmico.

Para basear seu posicionamento, o Comitê levou em consideração, a portaria do Ministério da Saúde n° 913, publicada em 22 de abril de 2022, que declara o encerramento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN); o decreto estadual n° 1.304, de 08 de março de 2022, que revoga a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção individual em espaços públicos e privados; a decisão do Comitê de Gestão de Crise do município de Rondonópolis, que revoga a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção individual.

No texto, o Comitê da UFR sinaliza para o retorno integral das atividades universitárias, sem restrição na utilização dos espaços ou limite de ocupação das áreas comuns, mas também sugere a imunização da comunidade acadêmica e recomenda a utilização de máscaras em situações especiais. Com a publicação da nota, o posicionamento do Comitê vai ao encontro das recentes determinações públicas sobre o assunto, ainda que reitere a importância de se manter cuidados básicos e boas práticas de higiene que podem prevenir não apenas o Covid-19, como outros tipos de contaminações.

Desta maneira, a partir da publicação da nota, o uso de máscaras nas dependências da Universidade Federal de Rondonópolis torna-se facultativo. Leia abaixo a íntegra do texto da nota: