Comissão dá início a elaboração do Estatuto da UFR

Aconteceu nesta quinta-feira (19) a primeira reunião da Comissão de Elaboração de proposta de Estatuto da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). O Estatuto são as ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 20/03/2020 16:03 | Última atualização: 20/03/2020 18:03

Aconteceu nesta quinta-feira (19) a primeira reunião da Comissão de Elaboração de proposta de Estatuto da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). O Estatuto são as diretrizes que a universidade adota como princípio e objetivo, documento de acordo com o qual os regimentos futuros serão embasados.

A Comissão é presidida pela professora Antonia Marilia Medeiros Nardes (na foto acima) e formada pelos professores Florentino Gonçalves Senise, Lindalva Novaes Garskes, Heitor Lopes Ferreira, Rodolfo Cassimiro de Araújo Berber, Magda Mattos, e pela representante discente Talita Vial da Silva. Os servidores técnicos ainda não indicaram um representante da categoria.

A reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, iniciou a reunião com boas-vindas à Comissão que seguiu em debate ao longo da tarde. Ficou determinado que dentro de 20 dias a Comissão deverá elaborar um cronograma com as atividades e plano de trabalho a ser executado, e um prazo máximo de 70 dias para a produção do texto que será encaminhado para aprovação do Conselho Universitário da UFR.

A professora Antonia Marília, presidente da Comissão, elogiou a organização dos trabalhos e considerou a reunião como altamente produtiva. “Fiquei muito feliz pela síntese que foi feita, pelas discussões que ocorreram no dia de hoje, e pelos encaminhamentos que daremos para as próximas reuniões”, afirmou a professora.

De acordo com a discente Talita Vial da Silva, estudante do curso de história, a reunião foi importante porque tornou transparente o processo de construção do Estatuto que deverá ordenar o funcionamento da nova universidade. Ela também considerou fundamental a participação dos estudantes neste processo diante da conjuntura histórica. “Não estou sozinha, estou nessa reunião representando um corpo estudantil. Estudantes que se farão presentes não só nessa comissão, mas em outras tantas atividades, participando de maneira ativa do processo de implantação da UFR”, completou a universitária.

Vale ressaltar que a reunião aconteceu porque já estava agendada e seguiu os protocolos de segurança propostos para o combate a transmissão do coronavírus. Essas ações incluíram a abertura de janelas, ventilação do ambiente, o uso de luvas e máscaras respiratórias durante o tempo de reunião.