Colegiado de História divulga edital de seleção para Residência Pedagógica da UFR

O Colegiado do Curso de História – Licenciatura da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) torna público o edital para a seleção de candidatos à residentes do programa ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 17/03/2021 18:03 | Última atualização: 17/03/2021 18:03

O Colegiado do Curso de História – Licenciatura da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) torna público o edital para a seleção de candidatos à residentes do programa de Residência Pedagógica.

O Programa Residência Pedagógica (RP) integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação, que visa intensificar a formação prática nos cursos de licenciatura e promover a integração entre a educação básica e a educação superior. O Programa ainda tem por finalidade promover a experiência de regência em sala de aula aos discentes da segunda metade dos cursos de licenciatura, em escolas públicas de educação básica, acompanhados pelo professor da escola.

São objetivos do Programa de Residência Pedagógica: incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, conduzindo o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente; promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); fortalecer e ampliar a relação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas públicas de educação básica para a formação inicial de professores da educação básica; e fortalecer o papel das redes de ensino na formação de futuros professores.

Confira no edital disponível abaixo para download os requisitos para participar no programa e os procedimentos de inscrição:

Edital de Residência Pedagógica do curso de História (cadastro de reserva)

Anexos editáveis em documento word