Ciclo de Palestras MPB na UFR: Celebrando a Música Popular Brasileira

Por Maria Gabriela Sampaio Publicado em: 27/09/2023 10:09 | Última atualização: 28/09/2023 08:09

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), por meio da Secretaria de Assuntos Comunitários (SAC), promove o Ciclo de Palestras MPB, com o objetivo de desvendar os aspectos artísticos e pessoais dos compositores da música popular brasileira. Serão abordadas as principais composições dos artistas, o início de suas carreiras, trajetórias e músicas que foram e são sucessos até os dias de hoje.

As palestras serão realizadas todas as quintas-feiras, das 17h30 às 19h, no auditório do bloco A ou no Núcleo de Estudos e Atividades da Terceira Idade (NEATI). O local será informado com uma semana de antecedência. O ciclo de palestras já iniciou e estão previstas para acontecerem até o dia 14 de dezembro. Os próximo encontros serão dedicados individualmente aos seguintes compositores e cantores: Erasmo Carlos, Chico Buarque, Milton Nascimento, Tim Maia, Rita Lee, Raul Seixas, Zé Ramalho e Cartola.

Após cada palestra haverá um momento cultural com apresentação musical de alunos da UFR e/ou pessoas da comunidade externa convidados a interpretar músicas do compositor abordado na palestra do dia. Algumas palestras contarão com atrações cênicas com a presença do teatro da UFR em parceria com a Cia de Teatro de Rondonópolis e da atriz e instrutora teatral Nathânia Vitória Araújo Carbonato e do ator e instrutor teatral Ronald Robert da Silva Macedo, bem como alguns alunos do projeto de Teatro da UFR.

A participação é gratuita e aberta a toda comunidade. As inscrições serão realizadas por meio deste endereço eletrônico. Haverá certificação de 14h para os participantes. A inscrição é única para todas as palestras, mas podem ser feitas em qualquer momento antes do término da última palestra e o certificado será correspondente apenas às palestras assistidas.

As palestras serão ministradas por professores e alunos de cursos da UFR e de projetos de extensão como o Teatro da UFR: módulo I, Coral da UFR: Musicalidade e bem-viver e Ciclo de palestras MPB. O próximo encontro será no auditório do NEATI, nesta quinta-feira (28), às 17h30, com o tema Erasmo Carlos “o tremendão”, conforme o cartaz de divulgação abaixo: