Integridade

CGU realiza campanha para prevenir o assédio moral no serviço público

A Controladoria Geral da União (CGU) com apoio da Gestão da Integridade da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) disponibiliza aos servidores da instituição a Cartilha de ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 14/07/2021 11:07 | Última atualização: 14/07/2021 11:07

A Controladoria Geral da União (CGU) com apoio da Gestão da Integridade da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) disponibiliza aos servidores da instituição a Cartilha de prevenção ao assédio moral: Pare e Repare – Por um Ambiente de Trabalho mais Positivo. Desenvolvida pela Secretaria de Comunicação Social do TST, o material disponibiliza informações sobre assédio moral no trabalho, incluindo definições, suas consequências e a legislação sobre o assunto.

A campanha busca promover uma cultura de integridade no serviço público, considerando este um requisito essencial para o aumento da confiança da sociedade no Estado e em suas instituições. Manter um alto nível de integridade e desenvolver uma cultura organizacional baseada em elevados valores padrões de conduta constitui política pública fundamental a ser constantemente promovida e incentivada pelos governantes e gestores.

Embora seja um assunto amplamente comentado, muitas pessoas desconhecem ou têm uma compreensão parcial ou equivocada sobre o que é assédio moral. A publicação da cartilha se propõe a conscientizar o leitor sobre o tema, a partir de diferentes perspectivas. Com exemplos práticos, são indicadas situações que configuram assédio moral e listadas as possíveis causas e consequências desse tipo de conduta. Também são apresentadas medidas para prevenir e combater o assédio moral de forma a tornar o ambiente de trabalho mais positivo.

Para mais informações é possível acessar o website da campanha da CGU por meio deste endereço eletrônico. A cartilha do TST sobre Assédio moral no ambiente de trabalho está disponível a seguir para consulta e download.

Cartilha de prevenção ao assédio moral: Pare e Repare!