Pesquisa

CEP desenvolve guia com orientações sobre pesquisas envolvendo humanos

Por Thiago Cardassi Publicado em: 28/09/2022 15:09 | Última atualização: 28/09/2022 15:09


O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) publicou, neste mês de setembro, o Guia Orientativo CEP/UFR 2022. O material é uma síntese do que dispõe a legislação brasileira com relação às pesquisas envolvendo seres humanos em território nacional e traz importantes informações sobre o Sistema CEP/CONEP.

O guia foi desenvolvido especialmente para amparar quem vai submeter ou já submeteu um protocolo de pesquisa ou quem ingressou como membro do Comitê de Ética (CEP) e gostaria de saber mais sobre direitos, garantias dos participantes e trâmites na Plataforma Brasil.

Por meio deste documento, o CEP/UFR pretende tornar mais clara a forma como acontecem as pesquisas com seres humanos no Brasil, apresentando quais órgãos competentes trabalham para regular, normatizar, educar e proporcionar segurança e autonomia para as pessoas que, de alguma forma, estão participando, já participaram ou pretendem participar de uma pesquisa.

Para mais informações é possível entrar em contato com o Comitê de Ética em Pesquisa da UFR por meio do contato (66) 3410-4153 ou cep@ufr.edu.br.