Central de Serviços centralizará demandas em ambiente virtual

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) implantou o Módulo Central de Serviços do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). A iniciativa da Pró-Reitoria de ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 25/02/2022 18:02 | Última atualização: 02/03/2022 16:03

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) implantou o Módulo Central de Serviços do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). A iniciativa da Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC) tem como objetivo centralizar os serviços disponibilizados pelas unidades administrativas da instituição em um mesmo ambiente virtual, de modo a facilitar a divulgação dos serviços e a abertura de chamados.

A Central de Serviços possibilitará uma maior integração das informações e controle das demandas, viabilizando a construção de uma base de conhecimentos a respeito das prioridades dos usuários e as suas principais dificuldades. Ela ainda permite a obtenção de indicadores como o tempo de resposta das equipes, carga de trabalho dos atendentes, serviços recorrentes, avaliação dos usuários quanto aos serviços solicitados, classificação do suporte por nível de serviço, entre outros recursos de governança de TIC.

Atualmente, apenas os serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação estão disponíveis para solicitação, contudo a PROTIC explica que o módulo está à disposição para todas as unidades administrativas que desejem oferecer seus serviços por meio deste ambiente. A PROTIC estabeleceu um período de adaptação até o dia 14 de março, quando as antigas rotinas para solicitação de serviços da unidade funcionarão concomitantemente com a Central de Serviços. Após esta data, a abertura de chamados não será mais feita por e-mail, telefone e whatsapp, apenas pelo módulo do SUAP.

Para solicitar seu atendimento, o usuário deve acessar o sistema SUAP com suas credenciais institucionais. Para realizar o login, os servidores utilizarão o número do SIAPE, enquanto os terceirizados, o número do CPF. A senha para ambos é a mesma senha do e-mail institucional. Na tela inicial haverá um menu lateral com a opção Central de Serviços. Basta clicar nela e depois em Abrir Chamado.

A PROTIC disponibilizou um sítio eletrônico para centralizar as informações do SUAP onde os tutoriais de utilização do sistema podem ser consultados. Caso o usuário possua alguma dúvida ou dificuldade, poderá enviar sua pergunta para o e-mail suporte.tic@ufr.edu.br, que ficará reservado apenas para consultoria. As solicitações de serviços deverão ser encaminhadas exclusivamente por meio da Central de Serviços.