Reitores assinam carta pública em apoio às universidades supernovas

Por Thiago Cardassi Publicado em: 30/03/2023 17:03 | Última atualização: 31/03/2023 09:03

Reitores das universidades federais do Centro-Oeste assinaram carta em apoio às universidades da região criadas em 2018 e que até hoje enfrentam desafios em sua estruturação. Chamadas de supernovas, elas são formadas pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e Universidade Federal de Jataí (UFJ). Durante o último encontro da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), os reitores destas instituições apresentaram as dificuldades em que se encontram em virtude da escassez de recursos humanos, da pouca infraestrutura e do baixo orçamento.

Na ocasião, a reitora da UFR, Analy Polizel, mencionou o fato de até o momento não terem sido liberados os cargos previstos nas leis de criação destas instituições, o que dificulta a expansão do campus. “Nestes últimos anos fizemos muito com pouco, mas estamos cientes que poderemos fazer muito mais se pudermos contar com a estrutura adequada”, explicou. A reitora da UFCAT, Roselma Lucchese, argumentou que as supernovas não tiveram um programa de expansão elaborado como as outras universidades criadas no período anterior. Estas questões, somadas a ausência de uma pactuação que garanta verbas básicas ao processo de estruturação inviabilizam o crescimento das supernovas.

As Universidades Federais do Centro-Oeste compreendem que a situação de todas as universidades do Brasil estão precárias. Os cortes orçamentários e a ausência de políticas de investimentos dos últimos anos atrasaram projetos e impediram a conclusão de diversas pesquisas e atividades de extensão.

Frente ao desafio de estruturar minimamente as supernovas, as instituições de ensino federais emitiram uma carta pública ao Ministério da Educação em que solicitam especial atenção à estas, com a liberação dos cargos de servidores previstos em suas leis de criação e uma pactuação orçamentária para estruturação das instituições, nos mesmo termos estabelecidos para outras instituições de nível superior criadas pelo Governo Federal.

A Secretária de Educação Superior (SESu), Denise Carvalho, sinalizou que irá trabalhar para a liberação das vagas de técnicos-administrativos em educação (TAE) para que haja efetiva implantação das supernovas. A previsão é que também haja liberação de recursos e investimentos, conforme o Plano de desenvolvimento Institucional (PDI) das universidades.