Extensão

Boletim trimestral Mercado de Trabalho Mato Grossense acompanha o Estado do MT

A edição de abertura do Boletim Trimestral Mercado de Trabalho Mato Grossense aborda os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNADC – ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 10/08/2021 17:08 | Última atualização: 10/08/2021 17:08

A edição de abertura do Boletim Trimestral Mercado de Trabalho Mato Grossense aborda os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNADC – desenvolvida pela Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – para o primeiro trimestre de 2021. O foco é o Estado do Mato Grosso, suas características gerais dentro do mercado de trabalho e a comparação com demais Estados da região Centro-Oeste.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Jaqueline Moraes, o Boletim Trimestral do Mercado de Trabalho Mato-grossense permite o acompanhamento do Estado, trimestre a trimestre, identificando os pontos fortes e fracos, as relações mais importantes, trazendo alguma análise extra para acrescentar na discussão do perfil do estado e sua relação com a região Centro-Oeste.

“O enfoque está também em entender a formação de salários e em mapear a inserção no mercado de trabalho e o caminho para uma distribuição mais equitativa dos postos de trabalho, evidenciando a necessidade em se combater a possível discriminação na alocação das ocupações (tanto por gênero, quanto por cor) para a consequente equalização de oportunidades. Temas como qualificação, mercado de trabalho informal, presença em posições de chefia, diferenciação do papel do chefe de família, diagnóstico das probabilidades de participação no mercado de trabalho, entre outros tópicos, estarão presentes nas próximas edições”, explicou a professora.

Essa é uma pesquisa que depende da publicação dos microdados da PNAD Contínua Trimestral pelo IBGE, que acontece sempre em torno de dois meses pós fim do trimestre. Essa edição do Boletim cobre o primeiro trimestre do ano de 2021 e as próximas edições se tornarão mais comparativas temporalmente a partir dos dados do segundo trimestre.

A distribuição do Boletim Mercado de Trabalho Mato Grossense é realizada de forma digital e gratuita. A edição de trimestral pode ser baixada no endereço eletrônico disponível a seguir:

 

Boletim Trimestral Mercado de Trabalho Mato Grossense