Extensão

Boletim Mercado de Trabalho Mato Grossense analisa características da população do Estado

A edição especial do Boletim Mercado de Trabalho Mato Grossense publicada neste mês de Agosto apresenta como tema De 2012 ao primeiro ano de pandemia. O projeto é desenvolvido ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 05/08/2021 16:08 | Última atualização: 05/08/2021 16:08

A edição especial do Boletim Mercado de Trabalho Mato Grossense publicada neste mês de Agosto apresenta como tema De 2012 ao primeiro ano de pandemia. O projeto é desenvolvido em esforço coletivo pela professora Jaqueline Moraes com os discentes do curso de Ciências Econômicas da Faculdade de Ciências Aplicadas e Políticas (FACAP) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

Nesta edição do Boletim, a professora e os alunos se reuniram em torno dos dados de uma das pesquisas mais completas do Brasil, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com dados que cobrem os anos de 2012 a 2019, para mapearem as características do mercado de trabalho do Estado de Mato Grosso. Com enfoque nos reflexos da pandemia no país, também utilizaram dados coletados pela PNAD Covid-19, uma pesquisa em edição especial e emergencial desenvolvida durante alguns meses de 2020 (maio a novembro) por telefone pelo IBGE.

O objetivo da presente edição é oferecer uma análise coerente, precisa e direta ao nível de características individuais da população mato-grossense, perfil dos postos de trabalho ocupados e dos rendimentos.

O projeto é desenvolvido como prática na disciplina de Extensão III dentro da Universidade. De acordo com a professora Jaqueline Moraes, a finalidade da disciplina é a de ser uma ponte entre a comunidade acadêmica e a população geral. “Essa ponte, a meu ver, nunca se provou tão importante quanto agora, um ponto do tempo em que recebemos diariamente desinformação e fake news em massa, que coloca em risco a nossa saúde, o nosso senso coletivo e somente prejudica a disseminação de informação relevante, confiável e de qualidade”.

A professora explica que “o Boletim de Mercado de Trabalho Mato-grossense surgiu como uma ideia dentro deste contexto. Ao assumir a disciplina de Extensão III, vi como sendo a oportunidade ideal para fazer essa ideia sair do papel e tomar forma com um trabalho em equipe. Durante o semestre, organizei a disciplina para que os discentes estivessem em grupos analisando certos aspectos do mercado de trabalho do Estado, enquanto eu analisava outros aspectos mais estruturais, corrigia as análises feitas por eles e compilava em um documento único. Foi um semestre intenso de análise de dados e escrita científica para os alunos. Este trabalho final é fruto da parceria frutífera entre aluno e professora, e tem a missão de solidificar a ponte com a comunidade geral, levando informação de qualidade de forma leve, descontraída, mas não menos científica” concluiu Jaqueline Moraes.

O projeto foi desenvolvido pelos discentes Alan Fernando de Mello, Allan Reis, Amanda Carvalho, Erica Wanderlei, Gustavo dos Santos, João Paulo Neves, Julia Machado, Mauricio Silveira, Milena Mendonça, Murillo Mariano, Pedro Henrique de Souza, Rafael Jordão e Tiago Gouveia.

A distribuição do Boletim Mercado de Trabalho Mato Grossense é realizada de forma digital e gratuita. A edição de Agosto com o tema tema De 2012 ao primeiro ano de pandemia pode ser baixada no endereço eletrônico disponível a seguir:

Boletim Mercado de Trabalho Mato-Grossense