Pós-graduação

AVALIAÇÃO QUADRIENAL CAPES (2017-2020) UFR

Por Gustavo Fachim Publicado em: 17/09/2022 15:09 |

A novíssima Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), desde a sua emancipação que ocorreu em dezembro de 2019, vem apresentando crescimentos expressivos, nos pilares de Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação tecnológica e no desenvolvimento de sua infraestrutura.

No ensino de Pós-Graduação é notório o avanço quanto a quantidade e qualidade dos programas ofertados, apresentando ganho de 33% em relação ao total antes da emancipação.

Com esse novo cenário a instituição conta com oito programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, sendo seis mestrados acadêmicos:

– Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação;

– Programa de Pós-Graduação Mestrado em Engenharia Agrícola;

– Programa de Pós-Graduação Mestrado em Zootecnia;

– Programa de Pós-Graduação Mestrado em Gestão e Tecnologia Ambiental;

– Programa de Pós-Graduação Mestrado em Geografia; e

– Programa de Pós-Graduação Mestrado em Biociências e Saúde.

E também dois Mestrados Profissionais:

– Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional (PROFMAT); e

– Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE).

O primeiro programa criado foi o Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, autorizado pela CAPES no ano de 2009 com sua primeira turma iniciado em 2010. Na avaliação quadrienal da CAPES 2017-2020 o programa obteve aumento da nota 3 para 4. Todos os demais programas de Pós-Graduação mantiveram suas notas entre 3 e 4.” (Clique aqui para ver os conceitos dos programas)

Segundo a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa, Prof.ª Dr.ª Edna Maria Bonfim-Silva: “A nota 4 é o marco inicial para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu criar um Programa ao nível de Doutorado. O aumento do conceito possibilita maiores financiamentos junto as agências de fomentos (CAPES, CNPq e FAPEMAT) bem como o incremento de cotas de bolsas e contribui com as metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de Rondonópolis. Foi com organização, compromisso e planejamento estratégico que o Programa de Pós-graduação em Educação de Rondonópolis subiu sua nota. A Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa vem trabalhando na instituição, com foco na excelência em termos de conceito CAPES objetivando que os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu sejam referência nacional.”

Os programas de Pós-Graduação proporcionam para a sociedade local a oportunidade de aperfeiçoamento, onde o profissional pode-se aprofundar, aprimorar e atualizar os seus conhecimentos e habilidades juntamente às necessidades de inovação, aumentando as chances de empregabilidade, melhores salários e oportunidade de estabilidade nos ingressos em concursos públicos além da pontuação em planos de carreiras de servidores.

Os Programas de Pós-Graduação formam recursos humanos qualificados e capazes de contribuir com as demandas da sociedade agregando qualidade de vida, qualidade ambiental e qualidade socioeconômica para a sociedade.

Segundo o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, Prof. Dr. Nivaldo Alexandre de Freitas: “O empenho constante de docentes e discentes, ao longo de mais de uma década, pela melhoria do programa, em suas várias frentes de atuação, se concretiza hoje com a elevação da nota do programa perante a CAPES. Esta conquista nos alegra porque reconhece os nossos esforços em promover e divulgar pesquisas acerca das necessidades educacionais urgentes de nossa região, estado e país, primando também pela formação de novos pesquisadores, muito deles professores das redes públicas de Rondonópolis e região, o que representa também o compromisso deste programa com a sua inserção social, um elemento central de sua missão.”

Segundo a Reitora Prof.ª Dr.ª Analy Castilho Polizel de Souza “A UFR tem empenhado em desenvolver suas áreas de atuação para avançar na oferta de programas e projetos que aumentam a qualidade de vida da população. Estamos avançando na consolidação de uma universidade próspera, com políticas de apoio ao desenvolvimento de pessoas e da sociedade. O próximo grande passo será estruturar os programas de Pós-Graduação a nível Doutorado, que elevará ainda mais as oportunidades oferecidas por nossa instituição e garantirá mais um avanço no cumprimento de sua função social quanto ao desenvolvimento local.”